sábado, 21 de novembro de 2009

Foco na Inovação



Uma enorme capacidade para focar!


É o que se exige a um líder.
Se não for capaz de focar, não conseguirá apresentar-se ao nível necessário para permanecer na liderança por muito tempo.

Tal como acontece quando nos dirigimos rapidamente para uma sala e depois nos esquecêssemos do que íamos fazer, assim acontece nos grupos e organizações quando perdem o sentido dos seus propósitos!
Andam depressa de mais para compensar a sua falta de foco.


É preciso deixar de dirigir e instruir para se focar em facilitar e habilitar (criar competências).

Se não tiver desvios ocasionais da rotina diária da longa viagem para recentrar, revitalizar, e rejuvenescer, todos se tornam desgastados e menos eficazes. Os líderes prestam atenção activamente ao contexto da cultura e das suas famílias, grupos ou organizações. Garantem assim que a Visão, Valores e Objectivos estão vivos e no centro do foco.
Esta capacidade pode ser verificada em vários ambientes. Segundo uma investigação da “School of Psychology, University of Sussex,”:

"Nós testamos a capacidade de 36 cavalos domésticos para discriminar entre uma pessoa atenta e desatenta e determinar a quem se dirige o cavalo para receber alimento. As pistas fornecidas foram, a orientação do corpo, a orientação da cabeça, ou se os olhos dos experimentadores foram abertos ou fechados. Uma quarta condição foi incluída; ou a pessoa estava atenta com o corpo de lado para os cavalos, mas com a cabeça voltada para os cavalos, ou a pessoa que estava distraída tinha o seu corpo de frente para os cavalos, mas a cabeça estava virada. Os cavalos escolheram a pessoa atenta significativamente mais vezes, usando a sugestão do corpo, cabeça e olhos, mas não a pista mista. Este resultado sugere que os cavalos são extremamente sensíveis à atenção humana, incluindo o olhar."

Dentro de uma organização, esta atenção ao contexto e cultura pode envolver a manutenção toda a gente que tem contacto com quem a organização serve.
Isso pode significar:

Fixar a frente e o núcleo da visão de longo prazo, especialmente quando os problemas e obstáculos parecem intransponíveis.
Obviar e clarificar valores fundamentais e usá-los como um quadro fixo para orientar e reforçar o comportamento de todos.
Construir alinhamento para as aspirações pessoais do indivíduo com os objectivos do grupo ou organização.
Assistir com formação ou informação para alavancar o esforço da equipa para a frente.
Repensar as necessidades do indivíduo e satisfazê-las para que eles possam atender aos clientes ou parceiros.
“Os cavalos usam o corpo para falar um com o outro. Também usam as vozes, mas se tivermos oportunidade de assistir a uma manada ao vivo, percebemos que a linguagem corporal é usada com mais frequência. O posicionamento do corpo de um cavalo ao lado de outra, o silvo de uma cauda; a cintilação de uma orelha, a contracção de um músculo. São tudo ferramentas de comunicação utilizadas pelo cavalo. Os seres humanos não têm caudas para açoitar ou ouvidos para contracção muscular, mas temos a posição do corpo e temos braços, pernas e olhos. Processo de comunicação que um cavalo pode ajudar a entender.”

Um processo de comunicação eficaz permite a focalização necessária para o desempenho do líder. Numa altura em que a quantidade de informação é extraordinariamente elevada e quando para se ser competitivo é necessário pensar inovativamente a concentração e a atenção são factores chave.

Faça a gestão da informação que lhe é disponibilizada, crie abertura à mudança e dirija o foco para a sua missão, valores e objectivos.

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