quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A sabedoria de um líder



O líder sabe do assunto.

O conhecimento profundo do assunto e um forte sentido de orientação são características necessárias par se ser um bom líder. Esse conhecimento permite-lhes ter aquilo que chamamos de intuição e que está muitas vezes na origem de vantagens competitivas traduzidas em grandes inovações.
Os assuntos que o líder domina bem não se referem exclusivamente aos aspectos técnicos ou do produto mas também às especificidades do negócio. O facto de ser um perito na matéria permite-lhe eliminar uma série de opções apresentadas, com pertinência e rapidez de acção.
O líder de nível superior está sempre disponível para absorver mais informação e trabalhá-la de forma a produzir conhecimento.

Há lugar à especialização. A sabedoria é o destino do líder.

Quando um líder alinha a sua sabedoria com o respeito pelos seus colaboradores ele não só está a motivar como alavanca a equipa para os níveis de realização desejáveis e consequentemente o sucesso.



“Historicamente, os equinos aperfeiçoam as suas habilidades através de competições, jogos e corridas. Os desportos equestres tem o duplo objectivo de proporcionar entretenimento para multidões e da criação e a preservação da excelente relação homem/cavalo que era necessário na batalha. Muitos desportos, tais como “dressage”, show de saltos, tiveram origem no treino militar, que focava o controlo e equilíbrio, tanto do cavalo como do cavaleiro. Outros desportos, como “rodeo” , desenvolvidos a partir de competências práticas, como aquelas necessárias sobre o trabalho nas fazendas. O desporto “caça a cavalo” evoluíram a partir de técnicas práticas de caça anteriores. As corridas de cavalos, seja o cavalo montado ou conduzido, evoluíram a partir das competições entre condutores de improviso. As competições envolvidas, exigindo cada vez mais solicitações e habilidades especializadas do cavalo e do cavaleiro, resultaram no desenvolvimento sistemático de raças e equipamentos especializados para cada desporto. A popularidade do desporto equestre ao longo dos séculos resultou na preservação das competências dos cavalos que teria rapidamente desaparecido depois de os cavalos deixarem de ser utilizados em combate.”

Um líder que possui um passado rico em conhecimento das matérias com que trabalha tem o trabalho facilitado relativamente a outros. A sua autoridade como líder não está só, relacionada com a sua habilidade ou competência para conduzir e motivar equipas ou à sua capacidade de resposta em situações de tensão ou conflito, mas também com a sua capacidade de resolver problemas.
A autoridade de um líder é reflectida na esperança de sucesso da equipa ou da organização.



“Os cavalos mais velhos que possuem traços de comportamento desejável servem como mentores e são mantidos junto de cavalos mais jovens para lhes ensinar lições valiosas tendo em atenção o relacionamento com os humanos e outros cavalos.”

Um líder tem por obrigação deixar uma herança: o resultado do seu trabalho como imagem de marca.

Sem comentários:

Enviar um comentário