domingo, 15 de novembro de 2009

TRAÇOS E ANALOGIAS



Não há uma “verdade única” para afirmar que, para se ser um líder, é necessário ter um perfil alfa, beta ou gama. Na minha opinião um líder eficaz (que atinge os objectivos) é aquele que demonstra adaptabilidade às exigências da mudança e que com isso leva a sua equipa ao patamar do sucesso.

Na opinião de Mike Myatt, para se ser um grande líder é necessário que o seu perfil contemple quinze traços :

· Integridade.
· Excelentes competências de tomada de decisão.
· Habilidade para focar.
· Alavanca experiência.
· Presença de comando.
· Abraça a mudança.
· Tem a marca dos campeões.
· Transborda energia.
· Perito na matéria.
· Mobilizador de pessoas.
· Mobilizador organizacional.
· Curioso.
· Capacidade intelectual.
· Grande pensador.
· Nunca desiste.

Aceitemo-los como base de reflexão e como índice para o nosso desenvolvimento.







O comportamento e as práticas de liderança são conduzidos pela experiência, o treino, estados de espírito e por aquilo e que acreditamos.

As analogias são uma ferramenta extremamente útil para a dinamização da criatividade e como a criatividade é uma das características fundamentais de liderança quando abraçamos a mudança, proponho “um passeio até ao cavalo”.
Quando, e já o fizemos por certo, nos aproximamos de um cavalo verificamos (sentimos) que ele lê as nossas emoções e linguagem corporal e respondem instintivamente à confiança, congruência emocional e ao comportamento efectivo de liderança (somos nós os líderes).
Se analisarmos uma manada de cavalos, mesmo em novelas portuguesas, sem esforço somos capazes de concluir que:

· A sobrevivência de uma manada depende da efectividade do seu líder.
· Os cavalos líder não podem controlar os seus seguidores. Em vez disso ganham a confiança e respeito da manada todos os dias.
· Os líderes efectivos da manada demonstram conhecimento próprio, foco claro, inteligência emocional, autenticidade, confiança mútua e respeito.

Há algumas diferenças significativas entre a “ nossa liderança” e a “liderança de um cavalo”. Uma delas é que nós somos predadores naturais e eles são presas.

Há, no entanto, um universo de aprendizagem através da observação e contacto directo com os cavalos que merece ser vivido.

1 comentário:

  1. Fantástico. Dá vontade de estar com os cavalos e perguntar, será que sou líder? O que é que eles acharão?

    ResponderEliminar