terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Marca dos Campeões

A MARCA é a representação simbólica de uma entidade.

Uma das características (traços) de um líder quando exerce a liderança a um nível superior é a sua identificação com a marca dos campeões.
Um líder campeão tem a humildade de aceitar que novas formas de trabalho e as inovações não têm origem apenas em pequenas elites, mas em todo o universo que o rodeia.

Um líder alinha com a missão, valores e metas da organização.

Naturalmente que um grande líder tem uma auto-confiança enorme, mas a um nível superior de liderança ele subordina o seu “ego” aos interesses dos colaboradores.

“Um cavalo quase instantaneamente perdoa uma transgressão, mas nunca esquece. Isso faz do cavalo um óptimo parceiro.”.

Quando confrontado com a necessidade de mudança o líder acredita que esta vai acontecer com persistência, com trabalho duro e com responsabilidade para com todos os que lidera.
A constante atenção às fraquezas das infra-estruturas quando precisa de apoiar pessoas ou a capacidade de identificar uma cultura problemática na organização são competências de um líder que deixa a sua “marca”.





“O espaço social de um cavalo é como se fosse um pequeno território, que o animal usa para se deslocar, que pode ser imaginado e se tornar impenetrável.”

Um líder de sucesso, inovador é confiante, é fruto da paixão e do compromisso com a causa. Um líder arrogante acredita que é maior que a causa. É esta reflexão que importa fazer!
Sou seguido porque mostro ser poderoso e eficaz, mas também devo ser seguido porque sou humilde e sei reconhecer a causa.


“Alguns líderes são tímidos com a humildade, assim como os cavalos são com as cobras”.




Lembro-me!
Numa manhã fria
Era Novembro
Sentimos o cheiro daquele dia
Atrelamos os cavalos
E pela terra batida
Com a neblina a espreguiçar
Tomamos as rédeas e ouvimos os passos
O sol nascia
Traçamos o caminho sem vontade de voltar
Criamos o tempo e confiança
Juntamos aos abraços esperança
Aprendemos sem dar conta
Eram lindos os cavalos!




Sem comentários:

Enviar um comentário