quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Integridade na Liderança

Integridade, Confiança e Honestidade na Liderança

Fazer sempre uma coisa certa independentemente do sentimento, nunca comprometendo os seus valores culturalmente aceites e estar disposto a defendê-los, mesmo que não seja o seu interesse pessoal é uma característica dos líderes de nível superior.

Existe uma relação entre integridade (conceito mais amplo que a honestidade) e confiança (mais amplo que integridade). Os líderes precisam de ser competentes e honestos para ganharem a confiança dos seus seguidores.
Quando falamos de integridade de um líder falamos de uma pessoa como um todo indivisível, integrado, intacto, incorruptível.

“Trata-se de plenitude e eficácia como pessoa”- Henry Cloud.

Por vezes ficamos desapontados de uma forma ambígua quando verificamos que o nosso líder não é honesto. Ambiguidade porque por um lado as nossas expectativas foram frustradas e por outro porque ficamos com alguma satisfação porque afinal “ele” também é humano.
Porque é que alguém é desonesto? Infringimos porque achamos que temos direito a algo nem que seja um olhar mais direccionado.

Quanto maior é o patamar de liderança maior é o possível ganho com a falta de integridade.

A integridade de um líder é verificada através de:

· Sinceridade – Verdade.
· Consistência – Firmeza e coerência.
· Substância – Utilidade do conteúdo disponibilizado.
· Boa finalização – Forma como atinge resultados.




A melhor maneira para construir integridade é aplicá-la a tudo o que fazemos.




Os cavalos podem ajudar-nos a identificar o estado de algumas das nossas características de liderança, por exemplo:

Na presença de um cavalo se o nosso comportamento não é consistente, podemos ter um impacto muito negativo sobre o comportamento desse cavalo.

“Um cavalo tem ritmos do coração que reflectem seu estado emocional e podem responder ao estado emocional de um ser humano nas proximidades.
...
Quando em contacto, a frequência cardíaca de um cavalo pode espelhar as emoções de um ser humano, significando uma forma estreita não falada de comunicação entre homem e animal. O cavalo como detector de emoção pode ser a chave para a eliminação de procedimentos invasivos, como aqueles usados na medida de cortisol, ou hormonas stress.
...Os cavalos recebem informações da linguagem do corpo e dão feedback. Não pensam muito, eles se sentem-se. Eles são muito emocionais e honestos" - Ellen Gehrke.
Alliant International University

As falhas de integridade num líder podem surgir por vários motivos: medo de falhar, arrogância, embaraço ou apenas desleixo. Os bons líderes admitem erros e assumem responsabilidade pelas suas acções.

Sem comentários:

Enviar um comentário