quarta-feira, 24 de março de 2010

Constragimentos e criatividade

Condições em criatividade!

Henry Ford disse certa vez: "Se eu tivesse escutado os clientes, eu ter-lhes-ia dado um cavalo mais rápido."

Esta é uma frase, que a ser dita hoje, traria
alguma controvérsia porque se é certo que precisamos de ouvir os clientes, também é verdade, que existe um conjunto de necessidades ocultas que, chamam pela criatividade.

A criatividade não é um espaço livre repleto de ideias novas. Existem muitos constrangimentos que por vezes facilitam a criatividade.


“ Ao longo dos anos, Linda descobriu que colaborar com cavalos vivos, e interagindo com imagens sugestivas de cavalos, de forma eficiente, desperta o espírito pioneiro capaz de explorar fontes ocultas de inspiração. "Realmente não importa se você se considera uma pessoa a cavalo. Por milhares de anos, nossos antepassados mapearam o mundo a cavalo. Explorando o desconhecido com a ajuda destes imensamente poderosos e ainda intensamente sensíveis seres está, literalmente, no nosso sangue. Para enfrentar a próxima grande aventura da evolução humana, temos de aproveitar essa combinação de potência e sensibilidade em nós mesmos, e, notadamente, esses animais estão prontos, dispostos e capazes de nos ensinar como fazê-lo." horseconscious.com

De facto, as restrições podem realmente acelerar o desenvolvimento num projecto. Por exemplo, muitas vezes pode ter uma ideia de quão bom um novo conceito é, se temos um único dia ou semana para observar um protótipo ou experimentação.

A criatividade emerge se uma equipa apenas conta com o seu líder e um número reduzido de membros.

Uma equipa ao limitar o tempo de trabalho ou quantas pessoas trabalham num projecto, limita o investimento. Um investimento limitado torna mais fácil passar para outro projecto que tem mais hipóteses de sucesso.

Uma equipa tem a noção de que apenas 1 em cada 5 a 10 ideias resulta, portanto a melhor estratégia é limitar o tempo que a equipa tem para provar que uma ideia funciona e assim conseguir experimentar mais ideias, aumentando as hipóteses de sucesso.

Outro constrangimento com que as equipas se deparam é a velocidade. A velocidade permite falhar mais rápido, limpando a zona de trabalho de projectos que não são consequentes e que possivelmente arrastariam inovação incremental para corrigir erros perfeitamente desnecessários.

Muitas vezes o esforço é enganador e, uma equipa trabalha arduamente para assistir a um final doloroso, o fracasso. Por isso, é importante descobrir cedo os erros, e abandoná-los rapidamente.

Apesar de todos estes pontos positivos, as restrições só podem asfixiar e matar a criatividade.

Quando se pretende que uma equipa seja criativa, os constrangimentos estimulam a paixão e o discernimento, mas precisamos de incutir um sentimento de esperança para manter a equipa comprometida e com força inabalável na busca de uma ideia que os transporte ao sucesso.

A inovação nasce da interacção entre a restrição e a visão.

A motivação intrínseca ou interna, em oposição à motivação extrínseca que provém de fontes externas, é necessário para chegar ao mais alto nível de criatividade.

Constrangido? Comente!

Sem comentários:

Enviar um comentário