quarta-feira, 10 de março de 2010

O lado não obscuro dos talentos

A caminho dos nossos talentos

Reconhecer as nossas próprias forças ou talentos é o primeiro passo para uma inserção nas equipas a que pertencemos.

Se para algumas crianças isso é reconhecido pelos adultos, outras há que, apesar de possuírem talentos, não são reconhecidas. Para muitos adultos, os seus talentos passaram despercebidos, foram ignorados ou não foram expressos por razões culturais ou sociais.

Está na altura de despertar os talentos que há dentro de nós e de uma forma altruísta, partilhá-los com a equipa de trabalho.

Comecemos por olhar à nossa volta, e tentar identificar nos outros as características que mais admiramos. Por exemplo, a curiosidade intensa e persistente, o sentido de humor, a capacidade criativa ou artística, as atitudes emocionais, sensibilidade, capacidade imaginativa, preocupação com as questões sociais, etc.



"Quando você sabe que pode ir lá e ser bem sucedido, a unidade está lá", diz o aprendiz de engenharia. Ele vem de uma família bem conhecida no mundo do cavalo, o seu falecido pai, o treinador do Clube de Pony Waikato, treinou a equipa por muitos anos, o seu irmão Andrew, um ferrador líder jovem que vive no Reino Unido e tem sido ferrador d equipa principal em eventos internacionais.
Alguns anos atrás, o nome Ottilie Kawabe, emergiu de repente, como uma competidora de uma equipa de adestramento na Nova Zelândia, embora ela não tenha competido nesse país. Baseada em Inglaterra quando adolescente, teve algum sucesso, no que é conhecido como a tournée "pequenos" eventos, logo abaixo do nível superior internacional. Agora, os seus pais - seu pai é japonês, a mãe da Austrália – estão sediados em Rotorua e Kawabe é casada e mora em Auckland a reavivar sua carreira “-
www.horsetalk.co.nz

Pode parecer uma tarefa difícil, mas por certo já ouvimos referências às nossas habilidades e até expressões do tipo “tens jeito para isso”. Depois de as reconhecermos procuremos validá-las com os outros membros da equipa.

A honestidade para connosco é fundamental para a descoberta dos nossos talentos. Não procuramos o sobredotado escondido, mas talentos adormecidos.

A nossa capacidade de trabalhar com pontos fracos, isto é, o facto de os reconhecer e melhorar, pode ser um talento a emergir. A análise dos nossos pontos fortes, ajuda-nos a reforçá-los e a amplificar a sua qualidade e frequência de utilização.

Essa capacidade de abertura leva a que, outros membros da equipa, se modelem, fazendo de nós membros activos com orgulho.

A chave para manifestar o nosso talento é encontrar reforço, encorajamento e receptividade por parte de quem nos rodeia.

Quatro aspectos importantes para tornar os nossos talentos visíveis na equipa:

Validação – Reconhecer o talento

Afirmação - Ganhar o reforço.

Afiliação - Aliando-se com outras pessoas com interesses semelhantes.

Afinidade - Conectando-se com o mundo.

Outro aspecto importante do processo de satisfazer as nossas próprias necessidades é dar-nos a permissão para sermos pessoas num processo de crescimento.

Tentar aceitar imperfeições pessoais e reconhecer que o crescimento não se faz numa linha recta, mas sim com curvas, altos e baixos.

Sem comentários:

Enviar um comentário