terça-feira, 30 de março de 2010

Emoções em grupo




Como reagem os membros de uma equipa?

Os membros da equipa destacam a importância da amizade dentro do contexto da equipa, e experimentam emoções positivas e emoções negativas em resposta às suas relações dentro da equipa. As emoções positivas, ao contrário das emoções negativas, são associadas com a alta qualidade das relações.

Na perspectiva do grupo como um todo, podemos observar que, desde a sua criação ao seu desaparecimento, por conclusão de um projecto, a equipa muda, na sua inter-relação e interdependência entre os seus membros.

Essas mudanças são acompanhadas por processos emocionais que acabam por moldar o resultado da equipa.

Em determinada altura, do desenvolvimento de um projecto, predominam emoções relacionadas com ansiedade e expectativa face à capacidade ou incapacidade da equipa atingir os resultados estimados. Esta ansiedade faz accionar a equipa no sentido de reestruturar as suas interacções e relacionamento.

Caso a equipa aproveite de forma positiva essa ansiedade tende a concluir com êxito as suas tarefas. No caso contrário corre o risco de desaparecer como equipa.

As emoções afectam os processos decisórios e as relações entre os indivíduos. Nas alturas em que é preciso negociar, distribuição de horas ou tarefas, por exemplo, se a raiva é uma emoção presente, o resultado da negociação é mau e induz ao desejo de não cooperação entre os membros da equipa.

É uma boa altura para o líder actuar e de desenvolver as suas competências de liderança.


"Havia este rancheiro, veja. Não longe de Lovelock. Isso teria sido em 1970, eu acho. Este fazendeiro possuía alguns terrenos de pastagem boa. Talvez duzentos hectares ou mais. Agora, não é suposto o abate de cavalos selvagens em Nevada. É contra a lei. Mas esse rancheiro queria livrar-se de uma certa manada de pequenos que ele disse que estava a comer a sua melhor forragem e feno. Então, solicitou ao Estado uma permissão especial.
"Ele teve que dar uma boa razão, para não perder o seu feno. Então, ele disse que este rebanho foi um estirpe degenerada estirpe, inútil para qualquer coisa, excepto para alimentos para cães. Ele alegou que poderiam cruzar com outros “mustangs” e reduzir a qualidade dos rebanhos. Eles eram pequenos e mal formados, com cascos estranhos. Essa explicação do fazendeiro, o facto de serem degenerados, tinha a ver com o facto de passarem fome e estarem mal nutridos.
"Isso foi uma clara contradição, vê. Os cavalos não poderiam comer o melhor feno do rancheiro e ser desnutridos ao mesmo tempo. Mas o Estado comprou. Ele teve permissão, foi lá fora, com dois ou três vaqueiros, e a tiro acabou com os cavalos da manada.”
-mustangs4us.com

O líder sabe que:

A partilha de conhecimentos, habilidades e competências é essencial para a qualidade das decisões tomadas pelas equipas.

Os membros das equipas têm uma maior propensão para apoiar as decisões do grupo se eles participaram e forem ouvidos. Se forem ouvidos reforçam o compromisso de decisões presentes e futuras.

Mas as equipas interdisciplinares, ou com que apresentam diversidade de perspectivas, competências, conhecimentos, opiniões e estatutos tem, que promover a integração das diferenças. Caso contrário poderá haver à discordância, ou conflito entre os membros da equipa.

A integração das diferenças, aceitação e compreensão, tem de ser clara e total.

Embora se possa presumir que o conflito ajude a qualidade da decisão, ele pode ser prejudicial, especialmente se se trata de conflitos de personalidade.

Quando juntamos, numa equipa, um ambiente de stress com uma liderança autocrática, o resultado é o “desastre”.

Apesar destes possíveis problemas, a tomada de decisão em grupo é considerada como um dos aspectos mais importantes do desempenho de um grupo. Os processos envolvidos são geralmente recolha e partilha de informação, criar e identificar percursos alternativos de acção, escolhendo entre as várias alternativas, integrando as diversas perspectivas dos membros, e a execução das decisões.

Quer comentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário