quarta-feira, 3 de março de 2010

Equipas com propósitos

A energia própria de uma equipa de inovação

As equipes têm uma grande capacidade para dirigir uma organização para além das suas fronteiras. Quando bem geridas, as equipas que estimulam a criatividade e a inovação, tornam a organização mais adaptável às exigências do mercado, e trabalham os recursos intelectuais da organização para gerar resultados inovadores.

“Inovar para quê?”, se é fácil copiar ou adaptar! Esta é uma pergunta feita por responsáveis de equipas e organizações que andam distraídos.


As equipas que aceitam a necessidade de inovar estão à procura de um modelo que lhes mostre a via para alcançar o sucesso através da inovação.



“Houve um tempo, nos Estados Unidos, em que a maioria das pessoas, viviam em fazendas, grandes e pequenas, ou, pelo menos, residiam em comunidades rurais. Os cavalos foram o poder de lavrar, cultivar, e realizar colheitas, bem como o transporte da família. O desenvolvimento de equipamentos agrícolas sofisticados e tecnologia como parte da revolução industrial mudou tudo. Hoje, um segmento muito pequeno da população do país, produz os alimentos e fibras consumidas pela população, e um segmento ainda menor utiliza cavalos para o trabalho agrícola.
As cidades cresceram durante esse período de transição de pessoas, deixaram as comunidades rurais em massa, para maiores desafios e oportunidades nas áreas metropolitanas. As comunidades rurais encolheram, as fazendas tornaram-se maiores e menores, e mesmo algumas pequenas cidades, desapareceram.
Nos últimos anos tem havido um retorno à terra. As pessoas, em número cada vez maior procuram uma superfície, onde podem apreciar o modo de vida rural, incluindo cavalos.”
- thehorse.com

As equipas e as empresas têm duas funções muito diferentes, uma é atingir hoje, os resultados esperados, com rentabilidade, a outra é criar o futuro, sendo que nenhuma dessas tarefas deve ser sacrificada para o bem da outra. O desafio é encontrar uma maneira de maximizar a eficácia em ambas as tarefas.

Nas equipas abertas e de sucesso, os membros podem fazer sugestões inovadoras, mas o desenvolvimento conjunto de novos produtos deve ser um esforço de equipa e que envolve praticamente toda a organização.

A inovação em produtos ou serviços tem uma característica muito especial, ela é normalmente realizada de baixo para cima, e é aqui que emerge o papel de liderança ao impulsionar na cadeia de decisão as propostas da sua equipa.

Da intersecção e combinação de várias ideias surgem, muitas vezes, propostas inovadoras de âmbito mais larga que devem ser agarradas pela gestão da organização.

Havendo um processo de comunicação aberta entre as várias equipas da organização, os vários líderes podem ampliar a sua visão de conjunto e detectar os pontos de contacto, nas franjas do trabalho de cada equipa.

Nestas alturas, os líderes deixam as questões de território para trás e abraçam a organização!

Pense bem, pense de qualquer tamanho, mas pense e diga!

Sem comentários:

Enviar um comentário