quarta-feira, 17 de março de 2010

Empreendedores internos

Intraempreendedorismo


Alguns membros de equipas envolvidas em projectos sentem que a sua participação fica aquém do que eles imaginam poder realizar.

Situações destas elevam o desconforto e não alavancam o potencial desses membros na equipa. Os líderes e as organizações muitas vezes desconhecem que existem formas para uma boa colaboração e que viabilizam os interesses de ambas as partes – Colaborador e Organização.

A sugestão passa pela criação de empreendedores internos.

"Intraempreendedorismo é a prática da utilização das competências empresariais, sem assumir os riscos ou responsabilidade associada com actividades empresariais. Pode ser praticado por funcionários de uma empresa estabelecida, utilizando um modelo de negócio.

Os empregados, talvez, com um compromisso num projecto especial dentro de uma grande empresa, devem-se comportar como empresários, embora tenham os recursos e capacidades da empresa maior, para recorrer.

Capturar a natureza dinâmica da gestão empresarial (tentando coisas até serem bem sucedidas, aprendendo com os fracassos, tentando conservar os recursos, etc.) acrescenta ao potencial de uma organização, que de outra forma seria estática, sem expor os trabalhadores assalariados ou empregados a riscos ou responsabilidade normalmente associados com o fracasso empresarial. " – Stefan Lindegaard

O empreendedorismo envolve a inovação, a capacidade de assumir riscos e a criatividade. O empresário é capaz de olhar as coisas através de novos caminhos. Ele tem a capacidade para assumir riscos calculados e de aceitar o fracasso como um ponto de aprendizagem.


“Como Cavalos Novos Formam Rebanhos
Assim como ocorre com os seres humanos, os cavalos mais jovens são cuidadas e educadas pelos cavalos maduros até o dia em que têm que abandonar a sua manada e começam as suas vidas como adultos. Mas o processo é muito diferente para potros do que é para “potrancas”.
Quando chega o dia de um potro ficar, por conta própria, ele será forçado a sair da manada pelo garanhão que não quer jovens do sexo masculino em seu redor a ameaçar a sua posição. Ao longo dos anos, temos observado que este é um processo gradual, mas é muito difícil dizer exactamente quando ele começa. A partir do momento em que um potro nasce, ele é educado e formado pelos membros da manada, para o momento em que vai ficar por conta própria.”
http://www.returntofreedom.org/kids/behavior.html

Um empreendedor interno pensa como um empresário olhando para as oportunidades, tendo em vista o lucro da organização.

O intraempreendedorismo é um método significativo para as empresas que lhes possibilita reinventar-se e melhorar o seu desempenho.

Um dos conceitos mais interessantes em intraempreendedorismo está no desenvolvendo de equipas intraempreendedoras que competem dentro de uma empresa.

A organização pode desenvolver projectos em torno de equipas que funcionam como pequenas empresas em ninhos e em rede. Estas equipas podem ter o foco num produto, um processo, ou um serviço.

Estamos a falar de um sistema de mercado livre interno com o trabalho coordenado de forma mais eficaz e com responsabilidade distribuída de forma mais ampla.


Veja alguns Casos de sucesso

Dá que pensar? Comente!

Sem comentários:

Enviar um comentário