segunda-feira, 1 de março de 2010

Ausência de liderança

Há ausências que se notam!

Um dos aspectos mais curiosos sobre a liderança, e nomeadamente sobre a liderança de equipas de projecto sobre a liderança é, que é mais perceptível quando a liderança está ausente.

Os maus líderes são fáceis de detectar. Em vez de promoverem ao desenvolvimento da equipa o mau líder tende a desmembrar a equipa, não usa a comunicação e não tem visão.

Numa equipa ou organização, os membros ou colaboradores esperam, apoio, orientação, respeito e responsabilidade. Os membros da equipa esperam que a confiança seja recíproca e que lhes seja mostrado o caminho do sucesso.

Quando há ausência de liderança, ela existe por duas razões, ou o líder está fisicamente incomunicável e a equipa não tem autonom
ia, ou ele está presente mas não exerce as suas funções. No caso de não ser capaz de liderar a equipa, isso acontece por vários motivos, mas o principal é o facto de as exigências de liderança serem superiores à sua competência. Um excelente técnico não é forçosamente um bom líder.



“Relacionamento significa tudo para o cavalo. A estrutura e as regras dentro da manada dão ao cavalo uma sensação de conforto e segurança.
Existe uma hierarquia básica dentro de uma manada de cavalos, uma hierarquia, do mais alto ao mais baixo e cada cavalo sabe o seu lugar dentro da manada. Ao contrário dos humanos, os cavalos não estão dispostos a escalar a hierarquia social, se não tiverem que o fazer.
- Na verdade, os cavalos só vão tentar melhorar sua situação quando se tornam conscientes de que o cavalo acima deles na hierarquia está a vacilar nas suas habilidades de liderança (Há excepções, mas para os nossos propósitos, é útil aceitar isso como uma regra).
Os cavalos são seguidores naturais e olham para os líderes naturais. Cabe ao ser humano, desenvolver as suas habilidades de liderança para que o cavalo o siga naturalmente. Se o cavalo detecta fraqueza do líder, ele vai sentir a necessidade de ter mais, porque a segurança da manada está em jogo.”
- Horse Relationships: The Passive Leader

Para além dos líderes promovidos indevidamente ainda há os líderes auto-promovidos, aqueles que sabem falar mas não sabem fazer. Facilmente são reconhecidos como não líderes.

Enquanto tudo isto, a gestão da organização deve manter a sua atenção na cultura da empresa, a cultura que escolheu e deseja manter na organização. Todos os membros seguem a mesma visão.

Liderar, é definir um novo rumo ou a visão de um grupo, que eles devem seguir.

Gerir é controlar ou direccionar pessoas e recursos num grupo de acordo com princípios e valores que já foram estabelecidos.


Está presente? Escreve e assine!

Sem comentários:

Enviar um comentário