domingo, 28 de fevereiro de 2010

Visualização e foco!



A aplicação da visualização no pensamento

Talvez a técnica de visualização mais conhecida e disseminada seja o mapa mental. A partir de um pensamento central, elaboramos famílias de pensamentos de geração para geração ou saltamos para compromissos. O resultado é uma fotografia ampla do nosso pensamento que representa a nossa criatividade e o volume dos nossos compromissos.

As equipas de sucesso criam paisagens coloridas de momentos e princípios chave, lideradas por um artista com visão.

Mas há outras técnicas de pensamento visual igualmente poderosas como incluem:

Paisagens mentais – As equipas podem usar paisagens representativas do esforço que irão despender para atingir um determinado objectivo. Um caminho pedregoso pode significar a existência de muitos obstáculos a ultrapassar, ou um céu azul sem nuvens para significar que está consciente do seu potencial e que o limite é onde a imaginação os levar. O mapa mental pode ser utilizado com três variáveis assemelhando-se a sua representação a, por exemplo, um cubo. É útil para a representação de um negócio ou ideia com a intersecção de poder, ética e conhecimento.


“Grandes experiências de passeios a cavalo não precisam ser restritas às montanhas. Há passeios em pastagens que são simplesmente bons demais para perder.
Jogos de passeio aproximam-no de locais ,que não pode alcançar a pé. Imagine a incrível sensação de se mover entre uma grande manada de girafas ou passear com um rinoceronte branco em toda a savana aberta. Ou simplesmente ver um grande rebanho de impalas contra um fundo de água cintilante e de montanha na barragem de Spionkop.”
- drakensberg-tourism.com

Mapeamento da confusão – Os mapas da bagunça são uma espécie de mapa do conhecimento que retratam as principais organizações e sectores da sociedade envolvidos numa confusão. De um modo geral, resumem a compreensão de um grupo particular de problemas, causas, influências, e dados relevantes sobre a confusão.
Pode dizer-se que é uma variante do mapa mental que delineia as forças actuais, tendências e influências em torno de uma situação ou oportunidade. É uma técnica de Qualidade Total, que coloca a declaração do problema em uma linha horizontal, com palavras-chave em linhas traçadas num ângulo de 45 graus para a direita, acima e abaixo dela, semelhante a uma espinha de peixe.

Fluxograma – Fluxogramas são úteis para compreender um processo complicado. Isto é especialmente verdadeiro, se a equipa tiver que tomar decisões e realizar passos diferentes, dependendo dessas decisões. Ao olhar para um fluxograma a equipa pode seguir caminhos diferentes, visualmente, através do gráfico. Para cada etapa do fluxograma a equipa pode questionar-se: "Será que este passo é necessário? Pode ser melhorado?"

Os elementos, num processo de tomada de decisão são definidos de forma linear, usando palavras-chave e símbolos, com um processo de fluxos mapeados usando linhas e setas. Este método visual, tem sido utilizado para simplificar os processos de negócio, eliminando etapas que não agregam valor.

Na liderança e gestão de equipas a visualização tem-se mostrado particularmente útil em:

- Desenvolver uma visão da organização ou Declaração de Missão.
- Definição de novas estruturas organizacionais.
- Resolução de problemas.
- Tomada de decisão.
- Formação de colaboradores.
- Brainstorming - numa equipa, ou individualmente
- Organização de projectos.

As pessoas pensam e percebem de muitas maneiras diferentes e constroem padrões de pensamento e significado, modelos mentais, - que têm coerência lógica, e onde as nossas interpretações de eventos reforçam as nossas crenças e expectativas.

Vê? Então comente!

Sem comentários:

Enviar um comentário