sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Já não quero ser líder!

Quem quer ser líder?

A capacidade de conduzir eficazmente qualquer grupo de pessoas para a realização de uma única visão, objectivo, ou objectivos, é um dos traços de liderança mais forte, é a liderança de equipa eficaz.

Essa capacidade, frequentemente, não passa de uma crença, que possuímos, mas que nos causa alguns arrepios após reflexão.

É importante que os líderes de equipa assegurem que tem tempo para interagir com cada membro da equipa, porque a interacção é o que determina a forma como a equipa vai funcionar, enquanto unidade e qual o tipo de cooperação que o líder estabelecerá com a equipa.

Se as nossas expectativas são liderar uma equipa e principalmente uma equipa de projecto, é bom que não esqueçamos alguns pontos-chave da liderança.

Muitos querem ser lideres, alguns experimentam, mas poucos têm sucesso.




“A relação sofisticada da manada de cavalos tem origem na necessidade instintiva de sobrevivência. Por causa da relação, presa/predador, os cavalos aprenderem que havia segurança nos números. Cada cavalo é um indivíduo único, mas a capacidade de misturar-se com a manada é de extrema importância. Os cavalos tornaram-se geneticamente predispostos a esta mistura. Esta é uma das razões porque começam imediatamente a estabelecer uma hierarquia após o encontro com um novo cavalo. Um cavalo acabará por se tornar o líder. Os cavalos também irão testar os seres humanos. Nós tornamo-nos uma manada de dois quando estamos com o nosso cavalo. É fundamental quando se trabalha com o seu cavalo que você aprenda a pensar como um cavalo. Temos de mudar nosso próprio comportamento de predador para o de presa.

Um bom líder

No entanto, é muito normal e natural para todos os cavalos, periodicamente, desafiar os outros para o seu lugar na manada. Isto garante que o rebanho é liderado pelo líder mais digno em todos os momentos. A maioria dos cavalos não quer realmente a posição alfa. Eles preferem seguir outro cavalo. Os cavalos querem alguém para liderar, mas o líder deve ser digno. Se o cavalo não é digno será posto fora. Um bom líder é justo, coerente e eficaz. A maioria dos cavalos líderes, são assertivos, mas não excessivamente agressivos, dominantes, mas não maus.”
- horses.suite101.com

Pontos-Chave

Acompanhar e Apoiar - Garantir que a equipa se desenvolve num ritmo adequado para as suas metas e objectivos. Acompanhar o trabalho da equipa de forma eficaz e dar um feedback positivo para os motivar para o sucesso.

Manter confiança e responsabilizar – Quando a equipa parece estar a perder a confiança na capacidade do líder é necessário geri-la, ajudando-os a cumprir sua missão. O que desencadeia a falta de confiança é a falta de apoio para as suas decisões e acções.

Ser solidário - Muitas vezes, durante o processo de liderança, de uma equipa, para a realização de seus objectivos, surgem inúmeras situações de tensão que colocam pressão sobre toda a equipa.

Elogiar – Um líder de nível superior é capaz de reconhecer o bom trabalho de cada um dos diferentes membros da equipe e, saber se isso deve ser elogiado publicamente ou em privado.

Consultar os membros da equipa - Um líder de sucesso é aquele que tem tempo para consultar a sua equipa sobre o seu trabalho e até mesmo pedir esclarecimentos sobre certas questões, a outro membro da equipa, que pode estar mais bem informado sobre um determinado assunto.

Se ainda quer ser líder, avance, mas comente! Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário