quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A competição entre equipas!

Competição para inovar

Imagine um cenário como este:

Numa competição de equipas, duas equipas participantes têm um número igual de jogadores, e cada equipe dá ordens aos seus jogadores de forma linear com base nos seus pontos fortes (ver perfis). De seguida, especificam a forma como os jogadores das duas equipas são combinados e qual a pontuação deles. Existem dois tipos de manipulações possíveis, a utilizar por uma equipa: Falsas declarações e não equidade dos seus membros.

Insira este cenário na necessidade de uma organização fazer face à concorrência e estabelecer objectivos para encontrar resultados com base em desenvolvimento de projectos de inovação.

Não é nada fácil ver várias equipas em competição para atingir os seus objectivos, sabendo que existe o “fantasma” da falta de informação e que as equipas não foram construídas de raiz.


“Porque lutam os cavalos?
Os cavalos são geralmente mais inclinados a fugir do perigo ou ameaça do que para lutar. No entanto, quando a fuga não é uma opção, então um stressado ou cavalo bravo vai lutar para se proteger. Este é um instinto muito forte e ainda é muito presente em cavalos domésticos.
Para além da fuga ou instinto de luta, os cavalos são muitas vezes conduzidos por seus instintos de pastoreio. Como os animais de pastoreio, naturalmente, a maioria dos cavalos são sociáveis e rapidamente se encaixam em algum tipo de ordem, entre outros cavalos, na área circundante. Alguns são naturalmente mais dominantes, enquanto outros mostram comportamento mais passivo e são felizes sendo seguidores.
Na maioria dos casos, os cavalos não rejeitam o pelo seu nível na hierarquia e alegremente aceitar a sua posição sem muita briga. No entanto, há estranhas ocasiões em que um cavalo vai proteger o seu território ou afirmar uma posição dominante no outro, e isso muitas vezes pode resultar numa luta.
Enquanto as brigas graves, que resultam em ferimentos não são muito comuns entre os cavalos, as disputas ocasionais podem ser esperadas, especialmente se um cavalo é agressivo ou por natureza é temperamental. Os cavalos também podem sentir a necessidade de reafirmar o seu nível dominante na hierarquia com estocadas ocasionais, ou fixação de orelhas em torno de outro cavalo.”
- www.nativeremedies.com

Num texto anterior deste blog abordamos alguns perfis que poderiam corresponder aos membros da nossa equipa. Entre outros, imaginem que na outra equipam predominam os Apresentadores de problemas, enquanto na nossa equipa predominam os Visionários, empreendedores e os tomadores de pulso.

Para que uma situação destas fosse eticamente correcta e legítima teria de haver um compromisso em relação aos circuitos de informação. A partir desse momento os líderes terão que gerir os seus recursos, mesmo sabendo que existe uma diferença de potencial entre as equipas.

Face a este desafio os líderes não podem:

Deixar de valorizar personalidades e papeis na equipa.
Deixar de colmatar, com formação, competências técnicas.
Deixar que o medo da sinceridade se instale.
Deixar de clarificar a ameaça da derrota
Deixar de aproveitar todo o potencial dos membros da equipa.

O êxito do trabalho da equipa, resulta numa equipa ainda melhor e maior.

Construir equipas com competência e experiências envolve um investimento considerável de tempo e energia.

O sucesso da organização depende muitas vezes da inovação e, é como as equipas trabalhando em conjunto para fornecer ideias para o mercado, que se atingem os patamares cimeiros no campeonato.

Está pronto para o desafio? Inscreva-se e escreva!

Sem comentários:

Enviar um comentário