terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Stress para todos!

Ansiedade suficiente mas não em demasia

Não raramente somos absorvidos com pensamentos do tipo:
Será esta uma tarefa da equipa, isto é, será que o que a equipa produz é maior que a soma das produções individuais?

Alguns tipos de trabalho, são melhores feitos por indivíduos. Quando um líder se apercebe que existem tarefas que podem ser realizadas a nível individual deve gerir essas saliências no trabalho de equipa e evitar o “desperdício” da implicação do grupo.

Não estando atenta a estas situações pontuais, o líder corre o risco de ser um produtor de ansiedade descontrolada. A “má” adrenalina começa a actuar.

“A adrenalina ou epinefrina é uma hormona, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina) segregado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais segregam quantidades abundantes deste harmónio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.” - wikipedia.org

Muitas vezes por questões culturais achamos que “estar com adrenalina” é o estado ideal no trabalho. Mas o stress também promove a produção de adrenalina a cultura de trabalho existente nalgumas equipas identifica o como um sinal de fraqueza.

Quando isso acontece a tendência é reprimir os sentimentos de stress, o que leva a uma estratégia de negação de stress, em vez de gestão de stress.


“Então, o que significa tudo isto para os cavalos? Significa que, se o seu cavalo está trancado num estábulo, por longos períodos, e não gosta disso, pode começar stressado e isso prejudica a sua saúde. Isso significa que, os cavalos que perdem os seus companheiros e depois são deixados sozinhos, eventualmente, ficam doentes. Significa que, se um cavalo está constantemente preocupado com uma programação de forte concorrência e não parar de viajar, é provável que comece a ficar doente com relativa facilidade.
Como evitar que vários tipos de stress causem danos aos nossos cavalos? A chave é, naturalmente, uma boa gestão e uma compreensão de como funciona uma mente de cavalos. Para muitas pessoas isso não é natural e, vale a pena ler sobre como se comportam os cavalos selvagens e os domesticados e tentar perceber melhor com que é que um cavalo está feliz. Por exemplo, a maioria das pessoas estão conscientes, de que os cavalos gostam de ser alimentados em horários regulares durante o dia, e começam a stressar se os regimes foram alterados. Se um cavalo nunca sabe quando chega a sua alimentação fica num estado constante de ansiedade.”
- ezinearticles.com

Os sintomas de stress são muitos e variadas, tais como, irritabilidade, dores de cabeça (especialmente aos fins de semana ou durante as férias), insónia, cansaço, etc. Ao verificar que existem estes sintomas consulte um especialista.

Por vezes um membro ou vários da equipa sofrem, mas o comportamento físico e mental parecem estar bem. Nesses casos, os sintomas podem ser mais subtis e, portanto, difíceis de reconhecer, como a incapacidade para relaxar ou pouco sentimento ou emoção.

Especialmente em projectos, os membros da equipa devem adaptar-se (gerindo) a situações de pressão, explicando mutuamente as suas posições para traduzir a diversidade de pontos de vista pessoais e evitar situações de conflito que geram stress.

Já experimentou situações semelhantes? Conte como foi!

Sem comentários:

Enviar um comentário