quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O líder e o grande projecto!



Grandes e longas viagens!


Os líderes de equipa, principalmente quando trabalham em projecto, são responsáveis por estabelecer e manter um ambiente positivo, que muitas vezes é muito diversificado, com indivíduos residentes temporariamente, mas que podem trabalhar juntos, para alcançar o sucesso, em períodos de tempo mais curtos e em projectos de maior envergadura.

Para isso os líderes devem eliminar as barreiras internas e externas ou barreiras organizacionais para que as suas equipas possam alcançar o sucesso.

Frequentemente assistimos à criação de ambientes “políticos”, (de trabalho) dentro das organizações o que pode causar muita frustração, ansiedade, desconfiança. Não pode acontecer como num parlamento em que os deputados se ausentam e deixam a tomada de decisão arrastar-se e tornar-se não atempada.

Estando presentes e demonstrando a sua capacidade de persistir, alavancam a motivação e sustentam níveis de desempenho e realização elevados.



“A guerra tinha terminado e não havia mercado para os cavalos que tinham conduzido por mais de metade de todo o continente. Miles Goodyear estava desapontado, mas não desanimado. Tinham chegado notícias de que o ouro tinha sido descoberto no Forte Sutter, perto de Sacramento, por isso ele decidiu imediatamente levar os cavalos de volta à Califórnia! Mas já era tarde, o Outono e o Inverno iriam, apanhá-los, antes que eles pudessem completar a viagem. Ele, e o seu irmão concordaram que seria prudente esperar até amenizar, antes de voltar para trás.
Foi no início da temporada, quando os cavalos descansados, foram colocados de volta para a trilha de retorno. Agora estavam bem, fizeram a viagem, e deu pouco trabalho ao longo do caminho. Cinquenta e quatro dias depois de deixar Independence, Missouri, chegaram em Sacramento.
Os mineiros estavam relutantes em comprar qualquer um dos cavalos por causa de sua condição de magreza. É uma maravilha, o facto de eles sobreviverem todos, após ter percorrido mais de 4.000 quilómetros, uma boa parte dela ao longo do deserto, e na última metade da distância, na velocidade forçada. Mas foi uma grande prova de cavalo e cavaleiro.”
- The Long Riders Guild Academic Foundation - The world’s first global hippological study

Grandes projectos, têm uma importância significativa para a organização, se forem realizados dentro do prazo e do orçamento. Uma equipa de sucesso mostra o seu talento ao dar resposta eficaz à missão que lhe é confiada.

Todos os constrangimentos parecem surgir em simultâneo. Prazos apertados que se aliam a recursos escassos e a mudanças rápidas em tecnologia podem provocar situações de pressão e consequentemente o aparecimento de ansiedade e desânimo.

É normal sentir raiva ou grande descontentamento quando um membro da equipa não corresponde ao interesse global, ou triste quando os recursos são desviados.

O líder tem consciência de que grandes projectos podem propulsionar o futuro da organização e que a imagem que é transmitida tem de ser a de sucesso. Ele só será eficaz se, nessa imagem, incluir todos os membros do projecto.

A equipa passou uma fase de ataque ao projecto e agora enfrenta com mais harmonia, eficiência e eficácia, as diversas emoções resultantes desse ataque inicial.

A abordagem inicial ao projecto da equipa serviu, para conhecer, mais profundamente, algumas das competências e habilidades dos membros da equipa.

É a altura de trabalhar a coesão e a confiança.

Grandes projectos realizados, com sucesso, em tempo oportuno e previsto e de acordo com as expectativas dos clientes, transformam a organização no local ideal para trabalhar.

Os talentos, mantém-se em casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário