sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Gestão do ambiente de equipa

Reorganizar o ambiente para o sucesso


A maioria das equipas acomoda-se ao seu ambiente de trabalho e de quando em vez refresca-o, porque atingiu alguma saturação.

Uma equipa pode e deve criar um ambiente dinâmico que acompanhe a velocidade dos projectos em que está envolvido.

Um auxiliar precioso é a criação de um mapa mental individual - uma colagem de palavras e imagens - para descrever a si mesmos e os seus sentimentos e experiências pessoais em relação ao seu ambiente de trabalho.

Este mapa pode tornar-se assim num instrumento de nivelamento de energias ao fornecer o conhecimento de causas e consequências nas variações dos muito bons aos menos bons momentos.

Desta forma, as equipas ganham tempo nas reuniões necessárias ao planeamento e avaliação. Não há gastos supérfluos com justificações ou pedidos de esclarecimento.

Tudo é mais claro!

As equipas de projecto devem estar focadas e conscientes do mundo em transformação e da mudança das condições à sua volta e de que forma isso tem consequências no sucesso do seu trabalho. É importante, fazer um trabalho de excelência e de curso regular ao longo do caminho, com todos os constrangimentos e riscos possíveis.

As equipas de projecto estão familiarizadas, às vezes não, com o mapeamento de todas as tarefas inerentes ao projecto e com a gestão de tempo imprescindível para o sucesso.

Mas as configurações desse mapeamento é que vão definir e permitir a consulta automatizada de informações relevantes para esse projecto, incluindo as componentes individuais de cada membro.



“Junte-se a Mkulu Kei, cavalos e trilhas, para equitação de férias na costa selvagem da África do Sul, onde estão disponíveis safaris em trilhas com cavalos e que inclui no orçamento dos seus planos de viagem, a experiência de passeios a cavalo. A partir de uma trilha de cavalo, com a qualidade adequada à sua capacidade de equitação, dê um passeio numa praia e veja a natureza no seu melhor, numa das nossas férias de equitação safari. Este, tudo incluído, trilha equestre, é através da impressionante viagem a cavalo pelo país, longas praias de areia dourada sobre uma faixa costeira intocada, trilhas em vales escondidos e baías isoladas, rochosas e arenosas.
Deslumbrante vista para o mar no horizonte, colinas e florestas indígenas, sob os pés do seu cavalo; quilómetros de areia da praia. Horas de “todo-o-terreno” vão levá-lo através das vilas rurais Xhosa, vales de rios e cachoeiras, a ver a natureza, pássaros, animais de caça, baleias e golfinhos em estado selvagem.”
-mkulukeihorsetrails.co

Como é que uma equipa e os seus membros, podem conseguir muito mais, ao mesmo tempo, libertando o que resta para um passeio a cavalo?

Uma hipótese saudável é gerir tempo, recursos, conhecimento e naturalmente a tecnologia. Esta gestão é a alavanca para o sucesso. Por definição a força exercida numa extremidade é inferior à produzida na outra.

Alavancar tempo

Todos os membros:
• Prática efectiva - Eliminar actividades desnecessárias, e concentrar o esforço nas coisas que realmente importam.
• Aprender a estabelecer prioridades - Concentrar a energia nas actividades que lhe dão o maior retorno para o tempo investido.
• Estabelecer metas - Pensar sobre o que interessa, a longo prazo, definir metas claras, e motivar-se para alcançar essas metas.

O líder deve:
• Delegar trabalho para outras pessoas.
• Formar e capacitar outros.
• Contactar especialistas e consultores para cobrir as lacunas de conhecimento ou competências.
• Entregar a terceiros funções não essenciais

Ao gerir o tempo a equipa verificará que terá que implicar recursos, conhecimento e tecnologia.

Fique à espera do desenvolvimento! Entretanto comente!

Sem comentários:

Enviar um comentário