quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Líder em tempos difíceis

Os líderes ansiosos

Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação, e dirigida através do processo da comunicação para consecução de um ou mais diversos objectivos específicos.

Dito assim, até parece fácil. No entanto essa influência depende de vários traços de personalidade que, de acordo com a sua combinação, descrevem aquilo a que chamamos estilos.

“Um traço de personalidade é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade. Segundo algumas teorias, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que distinguem das demais pessoas”.

Mas as pessoas não são como nasceram. As características visíveis no presente não são as mesmas de há uns anos atrás.

A hereditariedade determina os parâmetros ou limites, mas o potencial total de um indivíduo será determinado pelo ajuste às demandas e exigências do ambiente.

As organizações e as suas equipas precisam hoje cada vez mais de líderes capazes de abraçar a mudança e dar lugar à inovação. Para isso os líderes tem
de responder à adversidade com agilidade e com direcção bem definida. São os líderes eficazes.

Os líderes eficazes são atletas de salto em comprimento quando compreendem que tempos difíceis apresentam uma oportunidade para uma empresa, e concentram a sua visão e aprendem mais sobre si e sobre os consumidores. Os líderes são corajosos!





“O historiador Ann Hyland escreveu da raça Holandesa:
O imperador Carlos (reinou 1516-56) continuou a expansão espanhola na Holanda, que teve o seu cavalo de batalha frísio, observado por Vegetius e utilizados no continente e na Grã-Bretanha no tempo dos romanos. Tal como a Andaluzia, a raça Frísia e do tipo verdadeiro. Mesmo com infusões de sangue espanhol durante o século XVI, manteve as suas características indígenas, tendo o melhor de ambas as raças. O frísio é mencionado em obras do século 16 e 17 ... um cavalo corajoso eminentemente adequado para a guerra, sem a volatilidade de algumas raças ou o catarro de entes muito pesados. Geralmente preto, o tem conformação forte, atarracado, mas com muito mais elegância e qualidade. Na marcha pode ser observado um trote suave. Hoje em dia, embora a definição da raça seja mantida, o tamanho aumentou, como o da maioria das raças, devido à criação de melhores métodos de dietas.”
/encyclopedia.thefreedictionary.com

Num mercado de elevada competitividade, um dos papéis mais importantes da equipa e de um líder é absorver a ansiedade.

A ansiedade tem duas caras, o medo do que nos possa acontecer a nós, e o medo do que nos possa acontecer, se não mudarmos.

Sabendo que a ansiedade em excesso, é um bom travão para a criatividade e desempenho temos que procurar forma de a fazer diminuir.

O líder deve estabelecer comunicação com os membros rapidamente, com frequência, e honestamente sobre a natureza e o alcance dos desafios que a organização enfrenta.

Se a liderança é percebida como estando ausente dos desafios que a equipa enfrenta, ou não mostrando que os entende, o clima de ansiedade, na equipa dispara.

Se o desafio é grave e exige uma redução significativa dos custos, o líder deve fazer os cortes necessários, e fazer isso para que os recursos mais valiosos da empresa sintam que há um compromisso de trabalho.

Em situações de mudança, associadas a tempos difíceis, o líder não pode esquecer nunca que os seus colaboradores fazem parte da sociedade e, podem ser parte da solução dos problemas.

Se é líder, pense se não é, pense também! Faça comentários! Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário