sábado, 6 de fevereiro de 2010

Porquê bocejar, nas reuniões?

As reuniões de pessoas por vezes são aborrecidas.

Da próxima vez que estiver numa reunião, tente bocejar, tape a boca, por uma questão de educação e preste atenção...não tarda e várias pessoas começam também a bocejar!

Não se trata de doença contagiosa, até porque na Web, os contágios são muitos específicos, e nesta altura já estará também a bocejar. Sorria, não tem câmara! :-)

Não é motivo para preocupação pois bocejar, é uma acção involuntária que nos faz abrir a boca e respirar profundamente.


“As pessoas e os cavalos tendem a bocejar quando há uma alteração no estado de excitação. Não é novidade, isso acontece frequentemente quando se acorda de um período de sonolência, mas também pode acontecer depois de um susto repentino ou depois que algo que deu muito prazer.
Uma vez que os cavalos também bocejam após massagens ou outros tipos de tratamentos, algumas pessoas acreditam que isso indica uma liberação de tensão ou stress.
Bocejar também pode ocorrer depois, do cavalo prender a respiração, muitas vezes, por ser forçado física ou mentalmente. O bocejo é uma tentativa para encher os pulmões. Monty Roberts concorda que "o acto de bocejar é levar oxigénio. Um elemento cansativo é privar o cérebro de oxigénio. Durante o esforço e tensão nós atribuímos o oxigénio para os músculos necessários para o trabalho. Os cavalos em busca da sobrevivência, entrarão em períodos de extrema preocupação e roubam o oxigénio do cérebro severamente. Eles vão retirar-se por um longo tempo, e então, quando eles sentem que não vão morrer, relaxam e bocejam, porque o seu sistema, está ocupado a oxigenar o cérebro
”. equineink.com/

Há alturas em que o bocejo é voluntário e representa a manifestação de desagrado do ou dos participantes.

Isto acontece porque a maioria das pessoas não gostam de ir a reuniões, principalmente se não souber qual a finalidade da reunião, ou se vai demorar muito tempo ou se tem valor o que se vai discutir.

Sempre que possível, os membros que irão participar na reunião, devem saber que tipo de reunião e qual a finalidade da reunião. Esta informação evita os bocejos conhecidos, no início das reuniões, quando se espera, para se saber o que se vai tratar.

As reuniões não devem ser demasiado frequentes e haver uma necessidade para uma reunião. Dependendo do tipo de trabalho que se realiza, assim poderá variar, quer o objectivo, quer a periodicidade e duração das reuniões. As reuniões, têm significado diferente tratando-se ou não, por exemplo, de reuniões de projecto. Nestes casos a equipa tem uma necessidade específica de controlo.

Por vezes, uma organização ou um líder, pode convocar uma reunião especial ou extraordinária, face a situações inesperadas.

As reuniões são uma parte integral de nossas actividades diárias e como tal, é conveniente que, para serem produtivas, sejam bem planeadas, orientadas para os resultados e não frequentes.

O que caracteriza as reuniões improdutivas é, o serem demasiado longas, não objectivas no propósito ou direcção, mal controladas, e frustrantes. Estas reuniões permitem aos participantes, com excepção do “falador mor”, bocejar por períodos baste longos.

As reuniões tornam-se atraentes e participadas, quando, para além de possibilitar tomar decisões, se reconhece o trabalho realizado, se corrigem os erros ou desvios e se introduzem actividades de divertimento.

Uma reunião não serve para punir. Punir não é uma decisão a tomar, é a consequência de uma tomada de decisão.
Qual o melhor plano para uma reunião? Quem deve participar?

Diga-me o que pensa!

1 comentário:

  1. Gostei muito de ler este post, principalmente de pensar nos factores que potenciam uma reunião aborrecida e nos que podem torná-la atraente!
    E o bocejar, sim, é contagioso. ;)

    ResponderEliminar