domingo, 14 de fevereiro de 2010

É constrangimento, mas é útil!

Normas e disciplina

Quando formamos uma equipa estabelecemos normas para proporcionar um bom desempenho por parte de todos os membros.

As normas são adequadas aos projectos em que a equipa está envolvida, embora uma boa quantidade delas se aplique em qualquer circunstância.

É face a estas normas que o líder evidencia as suas atitudes, quer para as fazer cumprir, quer para responsabilizar os incumpridores. Existem muitas formas para premiar os cumpridores bem como para sancionar faltas. O exagero na recompensa ou agressividade e punição nas falhas, não são certamente aplaudidos.

A atitude do líder é facilmente seguida pela equipa, bem como o respeito pelos valores individuais, daí que quando um líder reage emocionalmente de forma excessiva o grupo tende a seguir esse comportamento. Não em resposta ao líder, mas entre si.


“Às vezes, quando nos tornamos amigos dos nossos cavalos, esquecemo-nos de como eles são poderosas, até que nos façam alguma coisa sem antes, pensar duas vezes, mas que nos causa prejuízo. Portanto, mantenha isso em mente - Confie em mim, eu tive a experiência disso.
A chave para disciplinar o seu cavalo está em certificar-se que ele o leva a sério. Mais uma vez, tenho de referir as crianças. Você sabe como as crianças sabem que os adultos podem deslizar e é só o que elas precisam ouvir? É muito parecido. Um ponto importante: nosso relacionamento com o cavalo deve ser uma parceria. Mas você deve ser o líder dessa parceria, e não o seu cavalo.
Nunca recorrer à raiva ou abuso, mas ser firme e defender o seu território. Ensine o seu cavalo que, ele precisa ouvir o que quer fazer com ele, em vez de, o que ele quer para si mesmo. A maioria dos cavalos que eu vi, vai fazer praticamente qualquer coisa para as pessoas dele, e uma vez que ensinou esta disciplina, consigo provavelmente também.”
Discipline your horse – Suite 101.com

Para atingir objectivos a equipa tem de basear a sua actuação em disciplina. Isso comporta um compromisso com o tempo, prazos, velocidade imprimida e com a colaboração.

Partilhar conhecimento inspira motivação!

Para que essa disciplina exista e promova a eficácia da equipa o líder deve ser disciplinado e para isso é conveniente:

• Planear – Definir metas e objectivos claros que possibilitem uma prática realizada de forma ordenada.
• Escolher as actividades cuidadosamente – Não esquecer o contexto das realizações e verificar a adaptabilidade da equipa.
• Ter uma imagem clara dos comportamentos esperados e adequados aos projectos.

As normas são constrangimentos, mas são necessárias para uma boa regulação das actividades de uma equipa, conduzem ao alinhamento das actividades e facilitam a obtenção de resultados com eficácia.

A disciplina é uma forma de estar que não inibe a criatividade, bem pelo contrário, implica uma dedicação temporal à imaginação, planeamento e avaliação de resultados.

A disciplina faz com que o relógio nunca se atrase e liberta tempo para o crescimento pessoal e da equipa.

Seja líder, dê o exemplo e comente! Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário