quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Foco na atenção e nos objectivos!

Imagine-se!

Não raras vezes, vagueamos as ideias e perguntamo-nos: “O que é que eu estava dizer?”.

Isto pode significar que existe falta de concentração e que resulta de variadíssimos estímulos à nossa volta, aquilo a que costumamos chamar de, falta de atenção.

Atenção é o processo cognitivo selectivo de concentração num aspecto do ambiente, ignorando outras coisas. A atenção também tem sido referida como a alocação de recursos de processamento.”

Também, não raras vezes, estabelecemos um objectivo ou uma meta, mas logo de seguida privilegiamos o princípio do prazer, ou seja, fazemos aquilo que nos dá mais gozo. Quando se trata de trabalho em equipa é necessário manter o foco nos objectivos globais, sob pena de não o fazendo, desclassificarmos o esforço dos restantes membros da equipa.

Foco de atenção é um termo psicológico utilizado principalmente em psicologia da percepção e também em psicologia cognitiva, referindo-se à capacidade da mente para dirigir a sua consciência interna sobre um alvo específico”

“Os cavalos só prestam atenção a uma coisa de cada vez. Os seus olhos estão dos lados de fora da cabeça para ver qualquer atacante a aproximar-se porque os seus instintos os fazem olhar constantemente para os atacantes. Esta soberba visão periférica, é o que torna tão fácil, obter dos cavalos a atenção à nossa posição corporal. Podem ver todo o caminho, à volta doa seus traseiros, com apenas uma ligeira inclinação da cabeça. Mas o que atrai a sua atenção está sempre a mudar.
Quando a atenção do cavalo vai para longe de nós, o nosso objectivo é recuperar a atenção do cavalo. Quando alguma coisa no ambiente coloca uma pergunta ao cavalo e faz divergir a sua atenção, nós queremos que ele nos volte a prestar atenção.
Quanto mais novo é um cavalo, mais ele percebe algo de súbito ou incomum como perigoso, porque há menos informação no seu banco de memória. Os mecanismos de defesa e instintos naturais são mais propensas a controlar seu comportamento. Portanto, se estamos a ensinar um cavalo bebé realmente a prestar atenção, a sua atenção está dirigida normalmente em todo o lugar. Ele mudará a atenção de uma coisa para outra, de repente. O cavalo vai saltar rapidamente se nota algo que não via antes. Ele vai parar para observar alguma coisa com cuidado, para a observar totalmente, antes que esteja pronto para nos dar a sua atenção de volta ou a qualquer outra coisa e seguir em frente.”
- meredithmanor.com

Algumas dicas para facilitar o exercício pleno das nossas faculdades mentais:

Procure um ambiente aprazível!

Acha que pode concentrar-se na definição de uma meta ou resolução de um problema, estando simultaneamente com o tweetter, telemóvel e numa reunião? O relaxamento pode ajudar a focalizar a atenção e permite um planeamento consciencioso.

Alivie o stress

O stress impede-nos de fazer muitas coisas, incluindo a obtenção de resultados claros e perceptíveis. O nosso cérebro não funciona bem se estivermos fisicamente e emocionalmente cansados.

Motive-se

A motivação não se dá, muito menos é vendável! Facilita-se! É certo que muitas vezes era bom que o ambiente de trabalho e o conjunto de tarefas ou metas a atingir fossem facilitadores. Nós podemos motivar-nos intrinsecamente e extrinsecamente através da visualização. Se pensarmos sobre as recompensas que teremos, ao atingir determinados objectivos, e sobre a satisfação que podemos retirar do trabalho que fazemos, seremos capazes de conseguir dar a unidade necessária ao trabalho, para manter a concentração e a atenção na definição dos nossos objectivos.

Definir os objectivos correctamente, é um factor crítico de sucesso. Ao focar a nossa atenção sobre a fixação de metas, podemos fazer o que queremos, na hora certa.


Já se imaginou focado? Conte-me como foi!

Sem comentários:

Enviar um comentário