quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

De novo criança!

Equipas e o processo criativo


Quando pensamos em sucesso, temos a noção que ele só existe com esforço e disciplina. Isso contudo não significa que uma equipa tenha de cumprir os seus objectivos com uma atitude de “adulto” durante todo o seu trabalho.

Já fomos crianças e recordamos a maravilha de o sermos, ao brincar, ao observar e manifestar a nossa curiosidade, juntando a isso uma quantidade enorme de perguntas.

Hoje os membros de uma equipa, se pretendem abraçar a inovação tem de ser criativos. Isso faz com que todos os membros do grupo tenham que libertar as crianças que têm dentro de si e dar azo à imaginação.

O nosso cérebro é constituído por dois hemisférios, tendo cada um delas funções predominantes distintas:

Hemisfério cerebral esquerdo - Hemisfér
io cerebral direito
Lógico - Aleatório
Sequencial - Intuitivo
Racional - Holístico
Analítico - Síntese
Objectivo - Subjectivo
Fragmenta - Totalidade


“Fragmento de uma história...
Mais tarde veio o Azul. O potro Otoe estava pronto quando a mãe o colocou no chão. Orientar terceiro sempre funcionou com o Azul, ele correu e mordeu a vaca no “bumbum”. Daquele dia em diante, ele tentou fazer mais e melhor do que fez no dia anterior. E, sem perceber, inconscientemente, eu comecei a acreditar que eu era muito cavaleiro e realmente sabia como treinar cavalos. Afinal, eu nunca tive uma falha. Além disso, se eu tivesse um fracasso, eu sabia que não poderia ser culpa minha. Olhe para todos os bons cavalos que eu tinha treinado. Usando essa abordagem mental, eu poderia ignorar completamente o facto de que o meu pai e os meus tios, “iniciaram realmente aqueles cavalos no início de minha vida, e então eu fui abençoado por ter duas - Susie e Azul - que queriam mais do que qualquer corda. E depois havia os sapatos...”
- ultimatehorsesite.com

Essas funções são determinantes na nossa forma de estar no trabalho e no nosso dia-a-dia. Embora se possa dizer que elas são um património genético, a sua expressão tem haver, com as experiências vividas e com a aprendizagem.

Uma equipa pode aprender a desenvolver, de acordo com os seus interesses esta ou aquela área.

Se um líder quer que a sua equipa seja campeã, tem de promover o desenvolvimento das capacidades criativas dos seus membros.

Muitas vezes é nas pequenas adaptações ou incrementações que se atinge a diferença significativa. Incrementar não significa aumentar funções ou aplicações nos produtos ou serviços. Significa incrementar a simplicidade e usabilidade.

Então como é que uma equipa se prepara para a criatividade?

1- Cria um estado de espírito para gerar ideias.
2- Cria um ambiente favorável.
3- Determina objectivos.
4- Cria determinação.
5- Escreve, aponta, toma notas.

A equipa tem agora necessidade de fazer germinar as ideias e para isso vai deixá-las num ambiente favorável, a incubadora. Muitas vezes o distanciamento temporal fornece as condições para que as ideias se desenvolvam e ganhem contornos de valor.

As ideias não morrem, mesmo que as queiram matar. Muitas das obras hoje realizadas, foram fruto de ideias que se encontravam no caixote do lixo. A equipa deve procurar iluminar ideias antigas e adaptá-las à actualidade.

Mas as ideias não são para construir um portfólio. É necessária acção para lhes acrescentar valor. A equipa vai precisar de muita coragem e persistência.

Seleccionadas as melhores ideias parte-se para a construção dos protótipos. A história que a equipa vai contar para vender a ideia está a ser escrita com o desenvolvimento dessa ideia. Tudo faz parte da história até os erros verificados.

Os líderes que querem incentivar a criatividade nos negócios devem conduzir a construção de talentos, culturas positivas que colocam um valor na aprendizagem.

Tem uma história para contar?

Sem comentários:

Enviar um comentário