segunda-feira, 15 de março de 2010

Gerar Problemas numa equipa de trabalho

Criação de problemas


Aparentemente gerar problemas numa equipa de projecto pode parecer algo não desejável!

De facto quando nos referimos a membros de uma equipa que regularmente criam problemas, estamos a referir-nos à criação de conflitos de personalidade. Mas gerar problemas pode também significar encontrar (descobrir) os problemas que carecem de resolução.

Um líder de uma equipa de sucesso deve procurar, entre os seus membros, aqueles que têm mais competências para tomar iniciativas e antecipar os problemas. São atitudes proactivas.

Em vez disso a maior parte dos líderes tem as agendas e secretárias cheias de problemas para resolver. Pura e simplesmente é mais cómodo esperar que os problemas surjam, do que procurar e identificá-los. Mas não é tão eficaz, depois, a sua resolução, dada a quantidade de pendentes criada sem perspectiva de prioridades.



“Eu realmente penso e planeio a lição antes de começar - Eu começo com um objectivo em mente - Eu vou fazer algo e torná-lo melhor. Eu penso em todos os cenários que poderiam acontecer se as coisas não forem como eu tinha planeado – posso aleijar-me ao fazer isso? Se a resposta é sim - então eu refazer meu plano de aula. Poderia ferir-se o meu cavalo? Eu sou responsável se o meu cavalo ficar ferido devido a um mau planeamento de aula. Eu não posso evitar totalmente destruições, mas posso fazer o meu melhor, através da avaliação de cada situação, acelerando o meu cavalo ou levá-lo a um nível para o qual, eu não o tinha preparado. Se o meu cavalo está mais calmo depois da lição, do que antes e, completamente relaxado, ele está a responder às minhas sugestões, então ele está a dizer que entende. - horseproblemsolvingtips.

Quando um líder responde que “esse não é um problema nosso”, está a adiar problemas de funcionamento de equipa e da organização. Ele sabe que uma equipa só por si não faz sentido, ela é parte de um ecossistema.

Quando uma equipa tem consciência da necessidade de atitudes proactivas na detecção de problemas, ela procura reunir e combinar as competências dos seus membros para encontrar as soluções.

Identificar a raiz da causa de um problema, é fundamental para assegurar que a causa real do problema é entendida.

Ao aprofundar a análise dos sintomas identificados pela análise de informações qualitativas e quantitativas disponíveis, a equipa será capaz de determinar, se existe uma relação causa/efeito.

A análise de problemas identificados, atitude proactiva, produz frequentemente resultados inesperados, tais como a eliminação de tarefas repetitivas, a diminuição de pontos de conflito nos fluxos e a maior visibilidade dos processos.

Uma equipa predisposta a procurar problemas, tem a sua actividade criativa facilitada e, em vez de ficar sentada à espera de encher os silos com obstáculos, elimina os atritos e resistências aos fluxos criativos e inovadores.

Quer comentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário