segunda-feira, 29 de março de 2010

Funções da equipa para "endurance"


Funções na equipa

As equipas são compostas por pessoas a quem são atribuídas tarefas seja essa atribuição estabelecida pelo líder seja por acordo os membros da equipa.

Não importa o número de membros que constituem uma equipa, pois por muito pequena que ela seja, existe um conjunto de funções que lhe estão inerentes. Poderá haver ou não uma carga superior de funções num ou em vários elementos.

Hipóteses de função.

Inovar
Há sempre maneiras melhores de fazer as coisas. Pode ser com a redução de custo de produção ou pode ser reduzindo as funcionalidades de forma a simplificar a usabilidade. Inovar é um aspecto essencial do trabalho em equipa e procura-se com a inovação desafiar o modo como as coisas, estão em dada altura a ser feitas.

Desenvolver

Muitas das ideias que surgem numa equipa não chegarão a bom porto, porque elas não são exequíveis em determinado momento. A actividade de desenvolvimento garante que as ideias sejam trabalhadas para satisfazer as necessidades dos clientes ou utilizadores.

Desenvolver significa dar vida às ideias e torná-las em algo útil para a equipa e para o destinatário. Para a equipa porque com esta actividade há lugar a uma aprendizagem fazendo que aumenta as competências e as actualiza. Ser competente no passado é apenas promissor. A mudança constante exige aprendizagem.


“Preparação do Cavalo “Endurance”
Ao traçar um caminho para atingir qualquer objectivo, a expectativa final deve ser conhecida. Sem uma visão, as hipóteses de alcançar esse objectivo são escassas. Muitos pilotos tropeçam porque não têm uma imagem mental clara e não existe um grande arsenal de técnicas. Quando se dirigiu aqui, hoje, sabia exactamente o que estava a fazer, sem andar às voltas para chegar a Mariposa. Pode ter vacilado um pouco, mas fez. Estou certo de que ninguém entra no carro e começou a guiar na esperança de que chegaria hoje. Você tinha um plano para chegar aqui. É exactamente o mesmo com o nosso cavalo. Se não temos um plano, como que nós dois chegamos ao mesmo lugar e ao mesmo tempo?”
- hought.com

Organizar

A acção é determinante para uma ideia. Ideias em “banho-maria” constipam-se. Uma equipa tem de estar organizada para trabalhar as ideias, isto é, todos sabem o que têm que fazer, como e quando. As metas estabelecidas devem ser claras e as medidas tomadas para assegurar que os resultados serão entregues no prazo e dentro do orçamento, deverão ser explicitas.

O conhecimento implícito não favorece a agilidade da equipa.

Produzir

Quando os planos foram desenhados e todos sabem o que tem de ser feito, a equipa pode concentrar-se na produção.

A produção centra-se na entrega do produto ou serviço, ou em parte dele, numa base de trabalho regular e gerida por altos padrões de eficácia e eficiência.

Promover

Para garantir recursos para a equipa num futuro próximo, a equipa tem de contar a sua história bem contada. As ideias precisam de divulgação e de aceitação. Ideias surdas não atingem patrocínios, isto é, torna-se importante mostrar o trabalho realizado e realçar os seus atributos.

Promover ideias a clientes internos e externos é importante para assegurar o trabalho da equipa no futuro. Equipa que não vence desce de divisão.

Controlar

O controlo regular das actividades de trabalho é fundamental para garantir que os erros não saem para a rua. Embora existam auditorias de qualidade de produtos ou serviços, é fundamental que a equipa não se veja confrontada com não conformidades.

Um controle eficaz da actividade planeada da equipa, minimiza erros e evita reclamações posteriores ao encerramento de actividade. irá garantir que seus clientes ou clientes continuarão a ser satisfeitas.

Assessorar

Qualquer ideia ou projecto requer uma recolha profunda de informação. Ao assessorar um dos membros da equipa está a garantir que a equipa segue as melhores práticas par o contexto e objectivo. Isto significa garantir que a equipa tem todas as informações disponíveis para tomar as melhores decisões e apresentar resultados.

Todas estas actividades necessitam de manutenção e de interligação. Para isso deverão existir membros da equipa que assegurem essas funções.

As actividades não podem ser vistas como sendo desgarradas. Elas só funcionam quando conectadas e lubrificadas. A equipa deve tratar as actividades como peças de um automóvel, por exemplo.


E na sua equipa?

Sem comentários:

Enviar um comentário