terça-feira, 2 de março de 2010

Liderança no género!



Liderança com “A”


Fala-se pouco das mulheres como líderes, ou pelo menos não se criam diferenciações face a estilos ou formas de estar na liderança. Isso pode acontecer por duas razões:

Ou não existem diferenças, ou, de forma errada, se pressupõe que a questão de género não é relevante porque as mulheres não tem representatividade.

As mulheres estão, desde há alguns anos, a transformar face das empresas e da sociedade, movendo-se em papéis de liderança como proprietários de empresas e como líderes de equipas e organizações.





“A égua líder assume a posição mais alta na manada. O seu lugar corresponde a, inteligência, força, dominância e controle. A égua líder é aquela que alerta a manada para o perigo, leva-os em viagens, e mantêm os membros da manada nos seus respectivos lugares. Ela tem uma política de tolerância zero e não permite que nenhum membro da manada ameace a sua posição.
A égua à cabeça é a segunda no comando, apenas para a égua líder. Ela mantém os cavalos inferiores no ranking da manada, em cheque, exibindo a sua autoridade, mas ela nunca irà tentar ultrapassar a égua líder. Contudo, ela é considerada a mais próximo na linha para controlar a manada, na ausência da égua líder.
O garanhão serve dois propósitos na manada: proteger as suas éguas e repovoar a manada. Numa procissão de marcha normal, ele irá assumir a sua posição na retaguarda da manada. O seu foco principal é manter as suas éguas à vista e longe dos outros garanhões. Se um outro garanhão ameaça a sua posição, com as suas éguas, ele iria lutar até a morte para retê-las, como sua propriedade. Apesar de considerar as éguas da manada suas por direito, ele reconhece a posição da égua líder e, mantém-se no seu lugar respectivo, como um subordinado
.” - horses.suite101.com

Quais são as características que definem as mulheres líderes de negócios, bem sucedidas?


1. DEFINE SUCESSO NOS SEUS PRÓPRIO TERMOS
Assumem o controle de seu destino, ao decidir como definem o sucesso.

2. VALORES-BASE
As mulheres mais bem sucedidas sabem quais são seus valores, e em tudo o que fazem, o seu comportamento é coerente com esses valores.

3. RECONHECEM E MANTÊM O SEU PODER
Alavancam o seu poder para promover a mudança e sucesso em todas as áreas.

4. INSTINTOS... E ACREDITAM EM SI
Se, ela se sente bem, normalmente está certa!

5. RECONHECEM OS SEUS PONTOS FORTES
Identificar seus pontos fortes e as responsabilidades de que gosta..

6. CONSOLIDAM O NEGÓCIO
Rentabilidade e criação de riqueza são essenciais para o crescimento do negócio.

7. O SEU TEMPO E ENERGIA SÃO RECURSOS VALIOSOS
Ele é tão escasso e valioso como quaisquer outros recursos no negócio, e na sua vida pessoal, ela é insubstituível.

8. INVESTEM NO SEU “EU”
Investem tempo e dinheiro na sua saúde e bem-estar.

9. CONSTROEM REDES DE APOIO
Construir redes de apoio múltiplo. As redes podem ajudá-la a gerir as suas responsabilidades pessoais e familiares e oferecem apoio emocional para que possa equilibrar a sua vida nos momentos bons e maus.

10. DEIXAM SEMPRE TEMPO PARA A SERENDIPIDADE
Têm tempo para fazer aquelas coisas espontâneas e serendipituosas, que trazem prazer e alegria às suas vidas.

(adaptado de Obstacles to Women's Leadership Lessened, Not Gone by Sumru Erkut, Ph.D.)


Mas a vida de líder, seja mulher ou homem , não é um mar de rosas e de equilíbrio, ela também tem obstáculos que é necessário ultrapassar.

A maioria desses obstáculos são incorporados nas organizações, de uma forma geral, que não foram projectadas com mulheres, nem tinham o apoio de uma estrutura familiar em mente. Daí que conciliar, com a realidade e legitimidade de pares, foi e é, difícil para muitos lobbies do poder.

Para algumas mulheres, esta luta continua a ser um aspecto da vida diária de trabalho. Para outras, a importância demonstrada e as realizações individuais, protegem agora, contra incidentes de desigualdade de género.

Outras ainda, beneficiaram do trabalho de gerações anteriores de mulheres que abriram os caminhos que eles seguiram, e que muitas ainda, mais passivas, aguardam que o caminho lhes seja aberto.

A liderança não se dá, nem se oferece, conquista-se!

Está de acordo? Comente!

Sem comentários:

Enviar um comentário