domingo, 21 de março de 2010

Novas e futuras lideranças


Uma equipa durável com liderança mista

Em primeiro lugar vamos clarificar os conceitos “durável” e “liderança mista”.

As equipas de longa duração são aquelas que primeiro se fundem como uma equipa e formam a sua intenção e estrutura. De seguida, desenvolvem a sua abordagem, as regras básicas, e os processos e consequentemente a atribuição de tarefas. Finalmente reavaliam e melhoram o processo geral da equipa com base no trabalho conjunto realizado.

Uma liderança mista desenvolve-se num ambiente presencial e em ambientes de rede à distância, incluindo as redes sociais.

Verifica-se que os líderes bem sucedidos, modificam o seu comportamento, para responder às necessidades dos membros da sua equipa ou equipas e às características dos contextos onde se inserem, permanecendo sempre fiéis ao que são.


“A partir dos mesmos loucos que colocaram Llanwrtyd Wells num mapa muito pequeno com pântanos, vem a maratona homem contra cavalos. Foi inspirada por uma briga de bar sobre quem poderia correr longas distâncias rapidamente. A corrida é realmente menor do que uma verdadeira maratona, 22 milhas em vez de 26,2, mas é realizada sobre o terreno muito acidentado, e os concorrentes dizem que é mais exigente fisicamente. A primeira corrida ocorreu em 1981, sem surpresa, o cavalo ganhou. Depois de quatro pares de anos, o evento foi aberto para os seres humanos em bicicletas, e em 1989 um ciclista britânico se tornou o primeiro homem a vencer o evento.
Um prémio de 1.000 Libras foi doado em cada ano, mas só poderia ser reivindicado por um corredor. Quando o veterano maratonista Huw Lopp se tornou a primeira pessoa a vencer um cavalo a pé, em 2004, o pote tinha crescido até 25.000 libras. Outro vitória humana em 2007, mas em 2008 o título voltou para os cavalos.”
- www.time.com

Os membros da equipa têm quatro necessidades críticas, que o líder deve procurar satisfazer:

Sentimento de pertença – Os membros têm necessidade de sentir que pertencem a algo maior que eles próprios. Os líderes devem facilitar a conexão entre eles e não apenas entre eles e o líder. A liderança mista implica a realização de conexões através da Web 2.0.

Adrenalina – Os membros da equipa para conseguirem realizações excepcionais precisam de um clique para incendiar emoções. Os líderes mistos contagiam a equipa com a sua própria paixão, valores e visão, adaptando a sua actuação à presença ou à distância.

Autenticidade – Os membros da equipa acreditam em pessoas não em títulos ou curriculum. Os líderes das equipas mantêm uma atitude de coerência e integridade, respeitando as diferenças individuais. Os líderes mistos criam ferramentas específicas para tornar a distância invisível.

Reconhecimento – Os membros da equipa esperam que seja atribuído significado às suas realizações qualquer que seja o local ou o papel desempenhado. O líder misto sabe reconhecer as diferenças de condições de realização, pondera a distância e a importância das conexões.

Um líder misto é:

- Um detector de situações mesmo à distância.

- Um conhecedor do potencial dos membros da sua equipa e não é exuberante na sua actuação.

- Uma presença contínua apesar da distância.

- Um conhecedor das melhores ferramentas e atitudes de conexão.


A liderança mista não é aquilo que fazemos aos membros da equipa é algo que fazemos com os membros da equipa, sobretudo quando eles fazem parte da nossa rede social e de trabalho.

Como vão as redes?

Sem comentários:

Enviar um comentário