sábado, 18 de setembro de 2010

Compromisso com os recursos da equipa


O compromisso

Os membros das equipas de projecto assumem um compromisso de realização de um conjunto de tarefas, que muitas vezes é abalado.

Há certas condições que, sendo de grande importância, afectam as equipas de trabalho e os seus compromissos, bem como afectam, naturalmente, as organizações.

Algumas características de trabalho têm uma relação dupla com os ambientes de trabalho e com o compromisso da equipa por isso convém reflectir sobre elas.


É o caso da satisfação com a supervisão da equipa.

O conflito de papéis gerado por recursos, isto é a capacidade dos membros da equipa acederem a ferramentas necessárias para realizarem o seu trabalho.

A interdependência de tarefas. Dependendo do grau de confiança entre os membros da equipa, a conclusão das missões será ou não um sucesso.

O conflito não encomendado. A recepção, por parte dos colaboradores, de orientações conflituantes, com origem nos outros membros ou líderes, ou ainda orientações que contrariam a política da organização, podem abalar o compromisso dos membros da equipa.


“Mesmo se tem certeza que quer um cavalo, provavelmente não será capaz de convencer os seus pais durante a noite, ou mesmo numa semana. Pode demorar meses para decidir comprar um cavalo. Mas não desista. Muitas pessoas têm que esperar até chegarem aos seus 30, 40 anos, ou mesmo mais, antes de ter o seu primeiro cavalo. Convencer os pais a deixá-lo ter um cavalo pode ser um projecto a longo prazo. Pode ter que provar que está comprometido e pode ter que fazer alguns compromissos e sacrifícios.

Seja realista sobre sua situação. Se mora na cidade, a propriedade do cavalo pode ser mais difícil do que se você já mora numa área rural. Se o tempo do seu pai e do orçamento já está esticado ao limite, pode não haver espaço para um cavalo. Discutir essas coisas com seus pais, sabendo que eles provavelmente não gostam de dizer "não", mas às vezes eles têm que o fazer."
- horses.about.com


Podemos verificar nas organizações, que de uma forma geral, o compromisso resultante de satisfação com a liderança é mais identificado com a organização do que com a equipa.

Isto quer dizer que quando um líder, é eficaz no seu desempenho e portanto recebe, dos membros da sua equipa o reconhecimento, estes assumem maior compromisso com a organização. Os líderes são vistos como representantes da empresa ou como uma extensão da mesma.

Por outro lado quando os recursos materiais são adequados as equipas sentem o seu compromisso virado para si, isto é, há maior efectividade de trabalho como grupo.

A falta de recursos é muitas vezes uma das principais causas de mau desempenho da equipa. Os conflitos relacionados com a falta de recursos pode estar fortemente relacionada com o comprometimento organizacional, pois pode significar uma falta de capacidade de sobrevivência da empresa, o que gera descontentamento.

As empresas que não cumprem com o fornecimento de recursos, quebram a relação de reciprocidade, que estimula os colaboradores ao esforço que é um componente de compromisso.

Sem comentários:

Enviar um comentário