sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Suavidade em liderança! O trânsito das equipas

A cor da condução de equipas


Cada vez mais empresas em todo o mundo reconhecem que, para obter uma vantagem competitiva, precisam de saber como lidar com os colaboradores no trabalho e saber como estes se relacionam uns com os outros bem como com os seus clientes e fornecedores.

Empatia e optimismo juntos com auto-consciência para saber o que o que se passa à sua volta, são competências essenciais de todos os membros de uma organização que quer ter sucesso. São questões de Inteligência Emocional (IE).

O líder de uma equipa dá o exemplo e faz:

Para passar à acção um líder deve ter visão (uma imagem daquilo que produz paixão).

É a ferramenta indispensável – O líder é um visionário.

O líder cria trabalho através dos outros, construindo conexões e interacções. A visão de um líder visionário não pode se alcançada sem a ajuda de uma equipa. – O líder é um construtor

Um líder deve estar disposto e ser capaz de negociar grandes mudanças dentro da organização. – O líder é um agente de mudança.

O líder é responsável pela garantia de que a visão é realizada e por isso faz. O líder é um executante.

O líder é responsável pela comunicação em toda a organização e por isso ele facilita os canis e incentiva o retorno. O líder é um comunicador.

Um líder forte puxa em vez de empurrar. Trabalha por inspiração e não por encomenda.


“As rédeas são feitas de couro, o melhor couro é castanho-avermelhado e são geralmente “marrom”, não importa se o chicote de fios é preto ou “marrom”.
Para mantê-los confortáveis e bastante seguros, devem ter uma certa largura dependendo do tamanho individual da mão do condutor. Refere-se que por exemplo mulheres preferem uma largura de cerca de 22 mm, os homens uma largura de 25 mm. A espessura é cerca de 13 - 19 mm. A média do comprimento para cavalos simples é de cerca de 4 m, para equipes de quatro ou de um conjunto em torno de 7,2 m.
Elas têm que ser suficientemente longas, mas não muito longas, porque os pés do condutor poderiam ser capturados por elas. Se elas são demasiado curtas elas poderiam ser arrancadas da mão.
Se elas são demasiado amplas, tornam-se desconfortáveis para segurar, as mais estreitas são fáceis de escorregar de lado, se o cavalo as puxar e se ficarem molhadas.
É essencial, para mantê-las numa condição maleável que você pode segura-las confortavelmente e que você seja capaz de dar delicados e leves "comandos" através deles para seu cavalo.”
discover-horse-carriage-driving.com

O líder para fazer bem tem de ser:

Um líder deve crescer continuamente e desenvolver-se como pessoa, aprendendo continuamente – O líder é aprendiz toda a vida.

Cada pessoa é única no seu "interior". Um líder eficaz sabe isso e vive uma vida autêntica. O líder subscreve a verdade.

Um líder é consciente e sabe como responder apropriadamente ao mundo emocional. Isso faz dele um líder responsável ao reconhecer (a ética e a moral) e possuir os principais traços de carácter que são essenciais para a liderança. Optimismo, determinação, iniciativa e coragem. Isso faz dele um líder carismático.

Um líder deve saber como relacionar-se com os outros de forma produtiva e saudável e responder de acordo com o contexto relacional em que trocas ocorrem.


Para ajudar as organizações através de transições e mudanças é necessária uma capacidade de liderança "suave", com confiança, empatia e compaixão genuína, para com todos os membros da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário