terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dizer sim ao futuro nas equipas de projecto

Coisas que os líderes não podem dar

As pessoas formam relacionamentos baseados em primeiras impressões e esperanças, por vezes falsas e descobrir que as coisas não foram como imaginamos é também por vezes frustrante.

Nas equipas chegam os conflitos por causa da confusão e mal-entendidos para criar as suas próprias normas que os ajudem a trabalhar de forma eficaz.

Os líderes ajudam as pessoas ao longo da vida da equipa mas há coisas que os líderes não podem fazer.

No entanto para evitar frustrações e mal-entendidos o melhor é antecipar essas questões o que torna mais fácil a sua resolução.

Fornecer expectativas claras sobre tudo

Quando os líderes tentam informar as pessoas sobre coisas que ainda não encontraram ou ainda não têm a experiência para compreender, deparam-se com muitas dificuldades.

Não importa o quanto os líderes tentam definir expectativas, estabelecer a natureza dos acontecimentos prováveis, ou descrever os passos que o grupo vai passando, porque isso não é suficiente.

À medida que o trabalho se desenrola numa equipa há sempre alguém que precisa de mais um esclarecimento ou diz que ainda não foi informada.


“Eles sobreviveram em meio selvagem durante meio milénio, mas agora um boom de desenvolvimento está a ameaçar a própria existência dos cavalos selvagens que vagam pelo Outer Banks da Norte Carolina. E a vida não é muito melhor para os cavalos e burros que vagam livremente no oeste dos Estados Unidos, também.
Na Costa Leste, há apenas 80 anos, havia tantos como 6000 cavalos a galope desenfreado ao longo das margens norte Exterior da Tar Heel Estado. Mas agora a manada tem mais ou menos 115 - e um plano federal apoiado pelo governo foi concebido que irá reduzir quase pela metade, para não mais de 60, num esforço para parar os cavalos de competir com as aves protegidas de difícil chegada por recursos naturais.”
- foxnews.com

Perfeita certeza sobre o futuro

O que acontece com algumas equipas é que alguns membros acham que tudo deve ser conhecida com antecedência e desenvolver-se sem variação. No entanto, mesmo os melhores planos, com cenários alternativos e contingências múltiplas, ainda são vítimas de eventos imprevistos.

Os líderes, por vezes, sentem-se forçados a anunciar previsões sabendo que podem derrapar noutras actividades que podem interferir.

A melhor atitude é reconhecer que há sempre situações desconhecidas e usar uma comunicação honesta sobre quando as decisões serão tomadas.

Sempre presentes com o sim

Os líderes são os elos de ligação entre equipas para o conjunto da organização.

Quando os líderes desempenham bem esse papel, que protege o grupo de invasões as equipas podem concentrar-se no seu trabalho.

Mas esse papel é um papel difícil de desempenhar e faz com que o líder também precise de manutenção. Os membros do grupo tendem a olhar para dentro, sem ver as limitações decorrentes do sistema mais amplo e como consequência costumam exagerar para obter mais do que eles querem, de qualquer maneira.

Desta forma os líderes são obrigados a dizer não!

Saber antes o que se sabe no fim

Este desejo é uma fantasia impossível. Quando as equipas terminam as suas tarefas com bons resultados, os membros da equipa costumam dizer teriam sido capazes de fazer o seu trabalho de forma ainda mais eficaz se as coisas que aconteceram no final tivessem acontecido no início.

As adaptações são sempre possíveis e os líderes ouvem o feedback, mas esse sentimento é um efeito do tempo.

A única coisa que as equipas querem e que os líderes podem dar ou fazer sempre, com previsões positivas é atenção. Sabendo que os líderes se preocupam com o seu sucesso os membros da equipa não pedem o impossível.

Sem comentários:

Enviar um comentário