sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A oportunidade das equipas é geracional


Colaborar com os líderes!

Para muitos líderes os últimos anos foram extremamente longos e tiveram que tomar decisões difíceis, para as quais faltou a coragem na execução.

Muitos deles tiveram de adaptar drasticamente as suas estratégias, de se confrontar com cortes nos orçamentos e repensar tudo para sobreviver. Outros não optaram pelas formas mais tradicionais de enfrentar obstáculos e não apresentaram desculpas rotuladas com a crise.

Abraçaram o risco e investiram em inovação.

O que se passa com a liderança das organizações reflecte-se naturalmente nas equipas de trabalho.

Ainda está na hora de incentivar e apoiar os líderes para inovar, com mais energia e persistência para segurar e lutar por um lugar de destaque na frente de desenvolvimento.

Os líderes devem ser cada vez mais decisivos, mais rápidos e assumir riscos (calculados). Passar do que é confiável para o válido.


"O que devemos fazer?" Perguntei ao Opalino. Opalino pensou por alguns segundos antes de responder. "Nós caminhamos", disse ele, "nós andamos e andamos até que você esteja calma, sem calma, não podemos trabalhar e hoje vamos avançar. Há muito tempo que tenho sido paciente e calma, você já não é um novato. Tenho sido muito complacente com minhas aulas e se eu não lhe mostrar como controlar-me com confiança, não haverá maneira de ter um cavalo seu. "
Pela primeira vez eu estava em silêncio; Opalino tinha sido sempre a minha rocha, o meu garanhão mágico, minha inspiração e minha alegria. O meu primeiro cavalo a galope, a longo prazo 6 anos depois do meu acidente, o primeiro cavalo que me inspirou a montar a cavalo, a lembrar-me que ainda estava montando a minha paixão."
- andalusians-for-you.

E se os líderes estão focados numa missão clara, apresentam um plano de crescimento e advogam a colaboração, então eles estarão mais aptos a motivar outras pessoas para os resultados e para transformar ameaças em oportunidades.

Os líderes têm de mostrar abertura de espírito e aceitar a colaboração de todos os membros da equipa, em vez de se arrogarem em conhecedores todos poderosos ou possuidores de segredos dos deuses.

Se os líderes precisam de ajuda ela pode chegar por duas vias:

- O apoio dos membros das equipas, quando a equipa enfrenta situações de maior dificuldade na resolução de problemas e na aceitação da co-responsabilidade, por parte dos membros, no sucesso da equipa e da organização.

- O apoio exterior para o desenvolvimento de novas competências liderança na interacção e compreensão das novas realidades.

Isto significa investir tempo no desenvolvimento de liderança e na aprendizagem do aprender a aprender.

Hoje muitas equipas incorporam a geração Y, que deseja criar e não se conformam. Uma geração que quer co-criar e co-ensinar, querem trabalho partilhado e tentar sua acção em papéis de liderança.

Mas naturalmente que também eles vão encontrar obstáculos colocados pela velha guarda, mais velha ou nem tanto como são a geração X e os babyboomers.

Ainda vão encontrar mais dificuldades e os sindicatos e a política podem ser barreiras inamovíveis para o equilíbrio entre a vida e a satisfação com o trabalho ideal.

Mas mesmo assim eles vão alocar tempo para ajudar o líder!

Dá que pensar? Comente!

Sem comentários:

Enviar um comentário