domingo, 19 de setembro de 2010

Imprimir velocidade para acompanhar a mudança

A mudança deveria trazer alegria

Em tempos de mudança, um projecto muda geralmente por duas razões:

- Os consumidores não compreendem todos os detalhes e nuances de que precisam no momento em que se lhes fazem perguntas e isso é normal. A equipa do projecto, às vezes pensa que os consumidores devem conhecer todos os pormenores sobre a solução, mas essa é uma expectativa muito elevada. Alguns requisitos serão pensados posteriormente.

- A segunda razão para existir mudança, é que o projecto, o negócio, a indústria, e o mundo estão a mudar. Mesmo sendo a mudança encarada com todas as especificações, inerentes ao negócio, ela pode requerer alterações nas equipas de trabalho.

Estas mudanças, no comportamento e necessidades do consumidor e do meio envolvente, causam sentimento de perda. Nós queremos o conforto das situações conhecidas. Mas um líder deve levar a sua equipa para uma dinâmica sem saudade do passado.


O mundo inteiro não irá ficar parado enquanto a equipa do projecto completa o seu trabalho.


"Os cavalos formam fortes laços emocionais com os seus membros efectivos. Se retirados da manada, mesmo para serem colocados com outra manada, muitos podem ficar ansiosos e angustiados. As pessoas que guardam cavalos, tradicionalmente chamam a essa reacção do cavalo "vinculados à manada." Alguns cavalos, em vez de se ligarem a uma manada, formam ligações muito fortes com um cavalo específico. Este sentimento de apego, pode ou não pode ser, compartilhada por outro cavalo. Infelizmente, um cavalo que tem, uma forte ligação com outro cavalo, muitas vezes, tem reacções extremadas, quando separado do indivíduo. As pessoas às vezes chamam “cavalo” aquela que fica perturbado quando separada de um acompanhante "camarada azedo".
Dor ou desconforto físico pode contribuir para um aumento da angústia de separação, como com todos os problemas de comportamento.”
- http://www.aspcabehavior.org


É importante que o líder e a equipa de projecto reconheçam as mudanças quando elas ocorrem e que aceleram para as acompanharem.

A gestão da mudança deve ser feita tendo em conta os factores que influenciam as tomadas de decisão e se, o valor da mudança vale a pena para o projecto em termos de custos e cronograma.

A mudança em si não é intrinsecamente boa ou má. No entanto, a equipa pode reagir às mudanças de maneira positiva e negativa, dependendo do estado do projecto. A primeira reacção da maioria das equipas de projecto é provavelmente pensar que, se quem está a montante, pretende fazer as mudanças, então a equipa segue em frente e faz as alterações.

É a altura de fazer balanço e verificar se essa mudança acrescenta valor em termos de eficácia e usabilidade.

Por outro lado as mudanças, podem ser percebidas como uma coisa muito má e a equipa pode não querer fazer mais mudanças. Esta situação ocorre geralmente em projectos que já tiveram uma série de problemas e a equipa não quer colaborar porque:

Acomodação - É um projecto de longo prazo, mais horas e isso altera o previsto.

Desconexão - Os membros da do projecto não tiveram um bom relacionamento com as outras equipas, se as houver ou com quem encomendou o projecto.

Reinvestimento - As mudanças exigem trabalho importante para o projecto, a montante, o que vai exigir mudanças no desenho e reanálise de toda a solução.

Reconstituição – Os membros da equipa já não são os mesmos e criou-se o sentimento de que, com esta equipa não é possível.

O líder deve procurar resolver o “luto” de alguns dos seus membros e reorganizar as competências sociais e técnicas dos novos membros.

Um líder ágil tem atitudes proactivas, desbloqueia a adversidade e promove a colaboração e a conectividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário