segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os líderes viajam ao longo do tempo para conduzir a equipa

Revisitar as experiências passadas

Um líder de nível superior sente necessidade de estar preparado para qualquer tipo de viagem ao longo da sua actividade. Ele sabe que a condução da equipa deve ser preparada com cuidado para evitar acidentes nos trajectos desconhecidos. O inesperado é isso mesmo.

O líder controla a história da sua vida como forma de assegurar a sua tranquilidade e a dos membros da equipa. Está preparado para a mudança e conhece os desafios da inovação.

Ao construir e desenvolver uma equipa de sucesso, o líder facilmente excede as expectativas. Surpreende até os próprios pares e a organização com a iniciativa e a capacidade de resolução de problemas. A equipa bem liderada ouve as queixas, define os problemas e apresenta as soluções.

Para garantir a competitividade da organização, o líder assume riscos e motiva a equipa para a concretização dos objectivos. Mantém um espírito de sustentabilidade mas sabe que a acomodação ou manutenção da zona de conforta tem prazo de validade.

Um líder sabendo que é necessário manter um equilíbrio entre as motivações dos membros da equipa e as necessidades da organização, procura encontrar nas suas experiências ajuda para percorrer o caminho do projecto.



“ Os cavalos também podem perder o equilíbrio, por isso os pilotos de aviões de carga, usam toda a extensão da pista para fazer a descolagem e aterragem, o mais suave possível. Até mesmo os controladores de tráfego aéreo se envolvem. "Nós fazemos uma curva muito lenta", disse ele, "para deixar o cavalo antecipar o movimento".
A viagem do cavalo começa num armazém perto do aeroporto, onde é carregado num recipiente que se assemelha a um reboque padrão de cavalo. O animal é levado para a pista e içado na barriga do avião. Para além de botas de espuma de protecção e, ocasionalmente, aquecedores de orelha para bloquear o ruído do motor, o cavalo tem uma experiência semelhante a entrar num reboque.”
- nytimes.com

O líder comunica abertamente e procura clarificar mensagens. As imagens, sejam elas exemplos de boas práticas ou hipóteses de trabalho, são um instrumento precioso para o líder, porque ele sabe que, quer os projectos, quer os resultados devem ser discutidos e as apresentações em imagem são um factor catalisador e dinamizador.

Um líder não retrocede.

Encara o fracasso como uma resolução no tempo e imediatamente projecta o futuro com propostas inovadoras e gratificantes para os membros da equipa.

O líder de uma equipa tem de ser pró-activo e encarar o futuro com confiança por isso baseia a sua estratégia na liderança forte, isto é, não esperando para ver o que acontece, mas promovendo o que ele quer que aconteça.

“Quando se trata de futuro, existem três tipos de pessoas: aquelas que deixam acontecer, aqueles que fazem acontecer e aquelas que querem saber o que aconteceu.” – John M. Richardson Jr.

Sem comentários:

Enviar um comentário