segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os gestores de grupos e os líderes de equipas

Erros comuns

Antes de pensarmos nas diferenças entre os dois conceitos, grupos e equipas, vamos tentar responder a estas duas questões:

Na nossa organização temos de interagir muito com colegas para começar a fazer as nossas tarefas individuais?

A nossa equipa tem pessoas com funções diferentes?


As respostas negativas levam-nos ao conceito e experiência de grupos de trabalho, que a maior parte das vezes não passa de um aglomerado de pessoas com tarefas pré-determinas idênticas e que normalmente são eficientes.

Mas as equipas, trabalham com projectos sem que estes necessitem de uma definição pomposa.

Nas equipas há altos níveis de cooperação, necessários para que os membros possam completar o seu trabalho.

Nas equipas existe um sentimento bem compreendido do propósito e há um senso de responsabilidade própria e para com cada um dos membros da equipa.

Nas equipas há acordos formais sobre o comportamento da equipa, e sobre procedimentos e processos de trabalho.

Afinal de contas uma equipa é um pequeno número de pessoas com capacidades ou competências complementares que estão comprometidas com um propósito comum, metas de desempenho e uma abordagem para a qual se sentem mutuamente responsáveis.

A sua força e o resultado que alcança é fruto das conexões que estabelecem entre eles de forma a partilhar conhecimento e expectativas.

Uma equipa obedece ao princípio – O todo é maior que a soma das partes – num grupo, muitas vezes, a soma das partes é menos do que se espera.


“O cavalo selvagem e as manadas selvagens são normalmente constituídos por vários cavalos separados em pequenos grupos que compartilham um determinado território. As bandas são organizadas em modelo "harém" na medida em que consistem geralmente em um macho adulto e um grupo de fêmeas. Cada banda é liderada por um égua que é dominante na hierarquia, chamada de "égua dominante", o "égua chumbo" ou o "égua patrão". A banda contém éguas adicionais, os seus potros e cavalos imaturos de ambos os sexos. Geralmente, há uma manada simples ou um garanhão líder, embora ocasionalmente alguns machos menos dominante pode permanecer à margem do grupo.
As bandas são geralmente pequenas, apenas três a cinco animais, mas às vezes mais de uma dúzia. A composição das bandas muda ao longo do tempo à medida que os animais jovens são expulsos da banda em que nasceram e se juntam as outras bandas, ou quando garanhões jovens desafiam cavalos mais velhos para dominação. No entanto, num dado ecossistema fechado como os refúgios isolados nos quais cavalos a maioria dos cavalos selvagens vivem hoje, para manter a diversidade genética, o tamanho mínimo para um cavalo sustentável selvagem ou para a população é 150-200 animais.
- wikipedia.org

Quando iniciamos a construção de uma equipa há alguns aspectos que se podem transformar em desastre se não forem controlados:

1 – A existência de um modelo de funcionamento. Se os membros se focam apenas num aspecto, por exemplo comunicação, o grupo jamais será uma equipa.

2 – A necessidade de um diagnóstico dos pontos fortes e dos pontos fracos.

3 – O tipo de intervenção a realizar a curto prazo e a longo prazo.

4 – A avaliação do crescimento do conjunto.com a organização.

5 – A adaptação da liderança.

6 – Capacidade de resolução interna de problemas.

Quando uma equipa consegue, implementar estes seis aspectos na sua actividade norma, ela está apta para se comprometer

Sem comentários:

Enviar um comentário