sábado, 5 de dezembro de 2009

Ambiente adequado.



Clima físico e social no trabalho.

Os resultados de um recente estudo indicam que o ambiente físico de trabalho exerce uma influência indirecta sobre a criatividade, contribuindo para duas importantes condições sócio psicológicas que são propícias à criatividade, ou seja, o dinamismo e a liberdade.

O tipo de ambiente físico adequado para facilitar a resolução de problemas é uma questão muito pessoal, dependendo dos factores que nos criam o estado de espírito certo para uma determinada tarefa. Por exemplo, o WC é frequentemente relatado como um local de inspiração, provavelmente porque nesses momentos estamos relaxados e distraídos e não concentrados num problema.

Quando pensam criativamente, a maioria das pessoas necessitam de um estado de espírito diferente do estado de espírito necessário ao trabalho analítico. O pensamento analítico requer concentração sobre os detalhes de um problema, enquanto o pensamento criativo requer mais liberdade e dispersão.


“A capacidade de mover-se livremente é uma das necessidades mais básicas e importantes do cavalo para a sua saúde. Por causa do instinto de presa do cavalo, confinando-os a pequenas áreas por longos períodos de tempo pode ser psicologicamente stressante para eles. Há também muitos aspectos negativos com efeitos físicos por longos períodos de tempo, perda de efectividade: circulação diminuída, perda muscular, o desenvolvimento de maus hábitos, problemas no sistema termo regulador (incapacidade de ajuste entre as variações extremas de temperatura), etc”


Os estímulos ambientais podem afectar a facilidade com que usamos as nossas capacidades. Há um mecanismo biológico através da estimulação física, que aumenta automaticamente a concentração até um certo ponto. Todos nós temos um ponto óptimo nas diferentes estimulações ambientais, tanto para o pensamento criativo como para o analítico.


É a experiencia que nos vai permitir aprender como adequar as nossas necessidades às melhores condições e tentar recriar essas condições cada vez que temos um problema para resolver.
Isso não significa naturalmente que, cada vez que temos que resolver um problema, precisamos de ir ao WC para ficarmos inspirados. Temos simplesmente de recriar a estado de espírito que consideramos mais eficaz para resolver os problemas.





“Ao fornecer uma corrida em abrigo para os nossos cavalos, damos-lhes a opção de ficar dentro ou fora. É surpreendente como muitas vezes eles optam por ficar de fora quando preferimos o seu resguardo. No entanto, temos de perceber que, na maioria das vezes o abrigo, que damos aos nossos cavalos é para nossa própria paz de espírito e não no seu melhor interesse.”


Não devemos deixar de considerar como importantes no ambiente de trabalho o conforto físico, um espaço bem desenhado e um conjunto de recursos imprescindíveis e ágeis.

Sem comentários:

Enviar um comentário