quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pequenos passos

A visão e a influência

Um factor essencial em liderança é a capacidade de influenciar e organizar significado para os membros da organização.

As competências de pensamento de um líder podem ser consideradas as competências de direcção, porque definem a direcção de sua organização. Elas fornecem a visão. O propósito e definição de metas.
Estes são os seus olhos e ouvidos para o futuro, permitindo-lhe reconhecer a necessidade de mudança, quando devem parar, como implementar e como controlar.

As visões são apenas o primeiro passo no estabelecimento de metas e planeamento do processo. Embora as declarações de missão orientem a organização no seu dia-a-dia, as visões fornecem um sentido de direcção, a longo prazo, fornecem os meios para o futuro.

A definição de objectivos e metas é de fundamental importância para qualquer actividade de planeamento e é a razão profunda do seu sucesso ou fracasso.


"Quantas vezes já viu, ou talvez se tenha acontecido consigo mesmo, um cavalo que se recusa a avançar quando está a ser conduzido no terreno? O pobre do proprietário do cavalo não pode fazer nada porque o cavalo fica parado e se recusa a dar um passo. Ela puxa a corda, talvez balançando para os lados, tentando fazer a jogada, por fora do cavalo, para o equilibrar. Talvez o cavalo dê um ou dois passos para frente. O tratador de cavalos está esgotado, tenta conduzir o cavalo e não gera nada além de frustração."
Um líder de nível superior tem:

Perseverança – coragem para ir adiante.

Persistência - manter os objectivos sempre no foco mesmo nas maiores adversidades.

Determinação – energia fundamental para abandonar a zona de conforto e enfrentar desafios.

Hoje as pessoas vivem um clima em que sentem que devem ser autorizados a expressar seus pontos de vista. Esse ponto de vista pode ser ou não justificado e os líderes têm que estar prontos para lidar com o funcionário frustrado.

Ouvir as preocupações é um acto de equilíbrio entre o controle e a permissão.

Os líderes devem esforçar-se por manter um diálogo fluido com seus colaboradores, mesmo sabendo que no fim do dia ainda tem de tomar decisões difíceis e que para isso precisa de ter a “cabeça fria”.


“Principais problemas estão relacionados com dominância. O cavalo percebeu que ele tem poder sobre você, porque ele é maior. Portanto, agora ele tem uma atitude. Isso pode mostrar-se a todo o tempo, ou talvez apenas em determinadas situações. Talvez ele não goste de ir para o trabalho no curral redondo, mas só hesita quando está a ser levando para lá.”


Os bons líderes de negócios criam uma visão, articulam a visão, apaixonam-se pela própria visão, e inexoravelmente conduzem-na até a conclusão."

Sem comentários:

Enviar um comentário