quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Interacções e conflitos

A interactividade


As interacções numa equipa de sucesso são eficazes se forem estabelecidas com base em normas de equipa, claramente identificadas por todos.

As normas da equipa são um conjunto de regras que uma equipa estabelece para moldar a interacção entre eles e com os outros colaboradores externos à equipa.

As normas uma vez estabelecidas são usadas para guiar a equipa. As normas permitem chamar à atenção de que tem um comportamento disfuncional e que provoca um impacto negativo no sucesso da equipa.

Todos os membros são pares. Todos têm opinião.

Os membros da equipa comunicam com respeito. Reconhecem e agradecem as contribuições para a equipa.

Os membros em reunião ouvem sem interrom
per. Cumprem horários e trabalham na base de uma agenda.

Os membros estão esclarecidos sobre as formas de comunicação com o exterior.

Os membros da equipa participam todos na resolução de problemas, conflitos e tomadas de decisão por consenso ou maioria.


“Instintivamente, os cavalos querem um líder para lhes mostrar como são as coisas e o que fazer. Esta é a parte de ser um animal de manada. Naturalmente, nós queremos que você, o ser humano, seja o líder. Um cavalo irá reconhecê-lo como líder ou por medo ou respeito. Sua interacção e relacionamento com o seu cavalo serão mais satisfatórios para ambos se você conseguir ganhar a confiança do seu cavalo e respeito.”

O estabelecimento de normas não implica homogeneidade de procedimentos ou hábitos de trabalho.

Em inovação, as equipas funcionam melhor, quando compostas por indivíduos que realizam trabalhos que encaixam com o seu estilo preferido de resolução de problemas.
Nestes casos o comportamento dos membros e do líder é favorável ao trabalho em equipa.

Com uma divergência de estilos numa equipa poder-se-ia pensar que os conflitos cresceriam. À excepção dos conflitos individuais, por questões de personalidade, os conflitos de origem cognitiva pode gerar melhores soluções para a equipa.

A harmonia da equipa poderá passar por alguma instabilidade mas o resultado final é uma melhoria na tomada de decisão e no nível de compromisso por parte dos membros da equipa.



Outra coisa absolutamente necessária para ensinar seu cavalo é como andar ao se lado com liderança. O treino, que inclui também ensiná-lo a virar e parar ao seu comando, é vital, e você irá usá-lo quase que diariamente com seu cavalo. Muitos cavalos irão testá-lo durante o treino de liderança tentando empurrá-lo para fora do seu espaço. Não o deixe ir embora com isso! Se ele pode resistir a esse treino muito simples, o treino futuro será muito mais difícil.”

Estimulando o conflito cognitivo e diminuindo os conflitos afectivos, produz-se alta qualidade de decisões estratégicas e constrói-se compromisso, coordenação e confiança.

Sem comentários:

Enviar um comentário