sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Faz sentido

A sabedoria de uma equipa

A ideia de que uma equipa pode resolver os problemas melhor, do que a maioria dos indivíduos do grupo, isoladamente, mesmo sendo peritos, faz sentido.

Um grupo depende do equilíbrio de informação que cada membro possui, não necessariamente conhecimentos de especialista, e da informação comum que cada membro da equipe traz.

Esta combinação de independência, não é um somatório e, junto com a descentralização e a diversidade de opinião, ao agregar-se, produz a sabedoria da equipa.

Não são grupos de discussão afectiva mas de colaboração cognitiva. São equipas interdisciplinares e regem-se por princípios de não criticismo radical.

“O garanhão desloca-se até à traseira da manada. Quando o perigo ou risco percebido é encontrado, é a égua que conduz que vai tomar a decisão, se quer fugir ou parar e manter a ameaça sob vigilância.
Se o perigo está na frente, o garanhão fará trote rapidamente desde a sua posição na retaguarda e ultrapassará a líder para investigar. Se ele é apenas um garanhão selvagem que se aproxima para desafiar a supremacia, as éguas dão pouca atenção e começam a pastar como os dois machos fora do seu quadrado. Se, no entanto, o perigo envolve cavaleiros a cavalo, a égua focá-los-á por um instante, o corpo treme de antecipação do voo, as orelhas levantam-se, os olhos ficam concentrados, o nariz vermelho. Se os cavaleiros continuarem a sua abordagem, embora apenas uma meia milha ou mais, de distância, ela vai empinar, e com a manada que arrasta atrás dela, desaparecem no cume mais próximo com uma nuvem de poeira.”

Numa equipa com uma composição heterogénea, quer quanto ao fundo social quer quanto à ideologia, deve-se reflectir sobre as estratégias que devem garantir uma comunicação eficaz para a colaboração.

Cada membro deve reconhecer o valor e deve ser capaz de identificar os reais benefícios de se comprometer na colaboração:

• O desejo e a capacidade de cada membro aprender de qualquer fonte e de converter isso em acção deve ser encorajado.

• A prática de ouvir os outros deve ser promovida.

• Os membros da equipa acreditam neles próprios e nos seus propósitos.

• A coesão e agilidade são características que devem estar sempre presentes.

• Os membros sabem que enquanto a inovação vem da diferença é a maturidade da equipa que faz jogar bem.


“Os cavalos oferecem aos humanos uma oportunidade de compreender e aprender um modo mais profundo de "ser" no mundo. Os cavalos encarnam o poder, graça e um instinto altamente sintonizado. Um cavalo de sobrevivência depende da sua capacidade de sentir qualquer incongruência no seu ambiente e de responder de forma adequada. Na manada, os cavalos naturalmente confiam nos seus instintos e estão sintonizados com o humor e a linguagem corporal dos outros. A sua estrutura social é muito valorizada, sem isso a sua sobrevivência estaria ameaçada.”

“A criatividade começa ao fazer perguntas...A inovação acontece quando encontramos respostas”

Sem comentários:

Enviar um comentário