sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aprender com o sucesso

As falhas da aprendizagem

O sucesso é festejado muitas vezes com tanta euforia que merece ser repetido.

O nosso organismo encarrega-se de registar esses momentos para mais tarde recordar. Já o insucesso só é festejado pelos nossos adversários e também, quase sempre, só por eles.
São estas questões de memória e aprendizagem que estão relacionadas com:

Nós estamos cientes (temos a noção clara de...) ao tomar decisões em apenas 5% dos casos.
Os nossos comportamentos e decisões são dirigidos em 95% dos casos por piloto automático.
As células do nosso cérebro funcionam para aprender ao fazer as coisas certas e não com os nossos erros.

Eventualmente quando estamos conscientes dos nossos erros podemos registá-los no nosso livro de notas e ler antes de novas aventuras.

“Os cavalos são muito curiosos e gostam de explorar o seu ambiente, porém não têm visão aguda e praticamente sem percepção de profundidade. Assim, quando confrontados com novos objectos, os cavalos tendem a estudá-los através de uma série de avanços e recuos, acabando por desistir de qualquer objecto ou tornar-se confiante o suficiente para realmente sentir o cheiro. Se o objecto não se mover ou os assustar, o cavalo curioso chegará a um ponto onde sente alívio da tensão e, é neste ponto que o cavalo terá aprendido que o objecto está "OK". (O cavalo também pode fugir do objecto, em que o ponto de alívio pode ser a uma distância suficientemente longe para se sentir OK.)
Quando um cavalo novo se afasta é um dos anciãos da manada a discipliná-lo, andando à sua volta. Neste momento, o cavalo mais jovem exibe um comportamento apropriado e o cavalo mais velho pára a perseguição, "libertando" o jovem e, ensinando-o efectivamente, como se deve comportar.”


"O sucesso tem uma influência muito maior no cérebro do que falha"...
...A sensação de prazer que vem com os sucessos é provocada por um aumento súbito do neurotransmissor dopamina. Ao dizer às células cerebrais quando existe ouro, o produto químico, aparentemente dão sinais para continuar a fazer o que eles fizeram antes que levou ao sucesso”. Earl Miller

Na nossa vida quotidiana, em que cerca de um terço ou mais é passado como líder ou colaborador assistimos a situações em que as falhas são deixadas impunes e os resultados são recompensados de uma forma ou de outra. É um pouco a imagem que surge quando nos imaginamos a jogar para um novo recorde.

Poderia ser um jogo de cartas se, as “cartas” (mapas) fossem as de responsabilidade.
A consciência dos sucessos e dos erros, apesar de estes últimos serem fracos elementos para a aprendizagem, ajuda a construção de uma cultura de sucesso. I novação permite reforços surpreendentes ao nosso comportamento.

“Não se trata de pressão ou curiosidade que consolida o processo de aprendizagem, é o momento desse ponto de libertação de instintos internos onde quer o cavalo (como quando exploram algo assustador), quer o manipulador, envia uma mensagem ao cérebro do cavalo, que diz, "É isso!".

A sabedoria em não explorar erros indevidamente é uma característica de um líder de nível superior. Mas também o é, a capacidade de reconhecer e recompensar o sucesso da equipa.

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