quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Execução eficaz



Estando sozinho, não se pode esperar muito.

Se um líder consegue criar uma equipa de alto desempenho, então ela vai influenciar fortemente a criação de valor. Se não, irá enfrentar graves dificuldades.

As equipas estão sempre dependentes de um projecto, tenha o projecto, um significado mais amplo ou mais restrito.

O desempenho das equipas e consequentemente das organizações depende de alguns factores chave.

A duração do projecto é uma variável com um peso enorme na eficácia ou não da equipa de trabalho. Dois extremos podem desde já ser considerados, demasiado longo, permite o relaxamento indevido e, demasiado curto que acarreta alta tensão nos colaboradores.

Uma equipa preparada, e portanto atenta, conhece esses dois perigos da equipa como e clarifica todos os tempos e métodos envolvidos no projecto de forma a tornar realista a sua execução.


“Os cavalos que nunca foram ensinados a serem montados podem aprender em qualquer idade, embora possa levar um pouco mais de tempo para ensinar um cavalo mais velho. Um cavalo mais velho que é usada por seres humanos, mas não tem maus hábitos é mais fácil colocar sob a sela do que cavalos selvagens retirados dos espaços abertos selvagens. No entanto, um cavalo selvagem adulto será mais fácil de treinar do que um animal domesticado que já havia aprendido a tratar seres humanos com desrespeito.
Uma vez dominadas as competências básicas sob a sela, o cavalo é normalmente pronto para ir para uma formação mais especializada, para uma disciplina específica ou conjunto de disciplinas.”


Ao longo do projecto os membros da equipa, bem liderados, têm sempre consciência da importância da manutenção da integridade colectiva de forma a evitar desvios repentinos nos objectivos propostos e aceites.

O ambiente necessário para uma execução eficaz terá de ser de comunicação clara, responsabilização, individual e da equipa, e de acordo (aceitação) com a estratégia da organização.

Eu só posso mudar se estiver para tal autorizado (apoiado).

Tendo consciência clara da gestão do tempo, da necessidade de coesão e integridade e estando suportados na manifesta vontade organizacional os membros da equipa partem para o sucesso conhecedores dos esforços extraordinários que isso implica.



“A equipa é mais do que um animal usado em conjunto para o projecto. Os animais podem ser organizados de várias maneiras. Enquanto um único animal é geralmente colocado entre dois eixos, um par (dois animais) é normalmente atrelado ao lado de um pólo único entre eles. A troika é uma equipe engatou em uma única linha de três: o cavalo no centro de poços e cada um dos outros dois engataram em ambos os lados. Um engate tandem tem um animal em eixos traseiros, em seguida, um ou mais outros atrelados à frente do primeiro, numa única fila.”

Uma equipa com um projecto, à partida, tem três destinos possíveis: a estação da vitória, o apeadeiro da preocupação ou um fim de linha da dor.

Sem comentários:

Enviar um comentário