segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Inovação é um desafio



Desafios e respostas

Gestão é sobre os resultados do negócio e processos. A liderança é sobre as pessoas. A chave para uma boa liderança é a paixão, a urgência de atacar e resolver os problemas complexos que todas as organizações enfrentam:

Indiferença - Os estrategas mais talentosos e inovadores, aqueles cujas habilidades são muito necessárias para ajudar a definir o negócio no rumo certo, partiram ou tornaram-se tão desencantados que não têm nada para dar.


Hostilidade – Outros mostram a sua reacção inicial a qualquer nova ideia de forma negativa, se não completamente hostil. Isto é particularmente verdade se a ideia vem, de alguém, fora da sua própria organização.

Isolamento - As novas ideias são quase sempre rudes e mal-formado quando apresentadas a primeira vez. Isso leva as pessoas ao isolamento em silos organizacionais, o que é um dos maiores obstáculos à inovação.


"O que parece a muita gente ser um milagre é a transformação de um animal de combate numa “co-operativa” de cavalos que acontece de um momento para o outro. Para mim, foi muito claro no início, quando eu estava a trabalhar com um cavalo e eu queria chegar a este ponto, eu queria alcançar o objectivo de, pelo menos, comunicar com o cavalo e conquistar sua confiança e, claro, para adquirir a sensação de segurança que eu realmente posso mover o cavalo em todas as situações sem qualquer forma de brutalidade, sem qualquer forma de castigo, sem nenhuma dessas coisas. Se eu não substituísse o poder do chicote por outra coisa, a situação com o cavalo terminava em caos. Por outras palavras, naquele momento, quando eu tentava dominar o cavalo sem chicote e sem feri-lo, sem todas essas coisas que você normalmente reconhece que é o comportamento destrutivo do ser humano. Quando eu estou a tentar fazer isso, é essencial que eu use outra coisa no lugar desses métodos.”

Uma abordagem colaborativa para a inovação ajuda a fornecer a energia emocional e apoio que precisam de novas ideias nos estágios iniciais. Para tal espírito que acontecer, deve tornar-se uma parte integrante da cultura da empresa.


Para isso devemos:

Criar um ambiente saudável em que a inovação possa florescer.

Observar os comportamentos de obstrução e clarificar os objectivos.

Promover o reconhecimento das atitudes positivas.

Quebrar os silos e incentivar a comunicação e colaboração na organização e fora dela.

Incentivar o vaivém de diálogo que é fundamental para ajudar a moldar a ideia em algo mais concreto, compreensível e realizável.



“ Os Paso peruanos são conhecidos por serem extremamente inteligente, simpáticos e gentis. Mas os cavalos, como as pessoas, têm todos diferentes acontecimentos vividos na sua vida, e nem todos eles podem ter sido agradáveis. Como resultado, eles podem ter adquirido alguns maus hábitos ao longo dos anos.
Se o Paso peruano parece calmo e bem-disposto quando está no chão, você vai querer montar a cavalo. Idealmente seriam treinados por voz e comandos de perna para facilmente passar de um andar para outro. Avaliar como eles estão em mudança de direcção, e certifique-se que desacelerar e parar quando você perguntar-lhes. Os Paso peruanos são bonitos, mas não seja influenciado apenas pela sua beleza. Certifique-se primeiro e acima de tudo que você se sinta seguro ao montá-los, e que ouvi-lo.”


“É sempre um erro contemplar o bom e ignorar o mal, porque, fazer as pessoas negligentes é um desastre. Há um optimismo perigoso de ignorância e de indiferença.” Helen Keller

Sem comentários:

Enviar um comentário