segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Talento para gerir talentos



À procura de talento

Ao longo da nossa vida profissional encontramos desafios emergentes da mudança e enfrentamos a necessidade de reorganizar a nossa equipa. Seja porque os membros da equipa já não são os mesmos, seja porque a equipa precisa de crescer e agarrar novas oportunidades.

Está na hora do líder de nível superior procurar novos talentos, mas antes deverá ter criado o ambiente de colaboração que torne frutífera a sua escolha.

Defina claramente as expectativas – Tal como a empresa cada colaborador tem o seu foco claro.

Respeite os colaboradores – Em situações de pressão esquecemos as necessidades dos nossos recursos.

significado a cada dia de trabalho – Os colaboradores de hoje querem mais do que apenas um trabalho. Eles querem contribuir para o grande quadro e ajudar a empresa a se sustentar nos tempos difíceis.

Seja um formador pleno e contínuo – Não só mostrará o seu empenho e colaboração como reforçará o seu papel de líder.

Louve e reconheça o trabalho – Os talentos tem necessidades que precisam ser satisfeitas. Gostam do que fazem e requerem atenção.



“Decida se quer um cavalo ou pónei. Algumas pessoas pensam que um pónei é um cavalo bebé, mas não é verdade! Os póneis são semelhantes aos cavalos, exceptuando o facto de geralmente serem mais pequenos. Mesmo sendo menores, alguns cavalos são mais seguros para as crianças que os póneis...alguns póneis podem ser teimosos e não é bom para as crianças, mas alguns deles são muito bons. Mesmo com os cavalos... portanto, não basta limitar a sua decisão para apenas cavalos ou apenas póneis. Os Póneis têm em média, cerca de 14 mãos (1,30m) na cernelha e os cavalos em média, cerca de 16 mãos (1,5m).”


A colaboração é uma competência “soft” focada na capacidade de interagir com as pessoas, não é “hard” como os conhecimentos técnicos e específicos aprendidos. Existem muitas competências que contribuem para a colaboração e para as quais um líder deve estar preparado.

- Capacidade de trabalhar em tempo real
- Capacidade para coordenar muitas pessoas em simultâneo.
- Capacidade de sentir quem é o mais indicado para...
- Capacidade de resposta aos pedidos dos outros.
- Capacidade de persuasão.
- Fluência em vários domínios.
- Capacidade de diminuir o medo de inovação.
- Capacidade de criar conteúdos.
- Capacidade de pensar ao nível de sistemas.
- Capacidade de preparar para resultados surpreendentes.
- Capacidade de filtrar informação significativa.



“Decida sobre uma raça específica de cavalo que gostaria de possuir. Algumas raças de cavalos incluem a corajosa e bem divertida raça cavalos puro-sangue, ou um gigante gentil como o belga ou Clydesdale. Seja qual for a raça, não se esqueça de pesquisar a raça para ter certeza que é o que você realmente quer.
Pense sobre o futuro. Pergunte a si mesmo: "Se eu escolher este cavalo e o levar para casa, vou ser verdadeiramente feliz e ser capaz de gostar do cavalo? Nos próximos anos, posso olhar para trás neste momento e pensar que tomei a melhor decisão?" Se a resposta for não é melhor não comprar o cavalo.”



Se através da parceria com seus empregados, criar um ambiente de trabalho agradável, significativo e orientado, a sua empresa pode conseguir grandes resultados, mesmo em tempos de incerteza.

Sem comentários:

Enviar um comentário