segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A caminho da eficácia


Alinhados e coerentes

Uma equipa não é um grupo de pessoas sem que cada um dos elementos saiba responder:

• Qual o meu papel na equipa?
• Que atitudes devo tomar para gerir conflitos?
• Contribuo para uma atitude positiva na equipa?
• Posso festejar o sucesso?
• Que canais existem para comunicar?

Participar de forma activa, dinâmica e produtiva requer alinhamento e coerência.

Alinhamento significa que os elementos da equipa partilham finalidade, visão, valores e objectivos. Os membros da equipa têm um senso comum do que a equipa defende, o que espera alcançar e como trabalhar em conjunto de forma eficaz para o conseguir.

Uma equipa verdadeiramente alinhada é a voz das suas preocupações. Gastam o tempo para resolver as suas diferenças.

Quando realmente alinham, estão prontos para avançar, para um objectivo claro, com a autoridade concedida, a cem por cento, por cada indivíduo.




“Atingir a intersubjectividade entre um humano e o cavalo é crucial para a segurança de ambos, o cavalo e um humano. Torna-se também nas bases para uma relação positiva de trabalho entre os dois, porque uma vez que o ser humano e o cavalo partilham intersubjectividade podem trabalhar juntos para realizar actividades complexas em alinhamento comum. Além disso, esse estilo de comunicação, ou essa linguagem comum entre o corpo do cavalo e corpo humano, promove uma profunda conexão emocional e suporta o crescimento de uma relação significativa entre o cavalo e o ser humano.”

Para um crescimento fortalecido, capaz de enfrentar desafios, a mudança e reclamar a inovação uma equipa tem de ser coerente.

Quando um grupo de pessoas executa uma ou mais tarefas em ritmo de harmonia perfeita, com energia para superar obstáculos alcança a coerência.

Adoptar atitudes coerentes e espontâneas na função de liderança é um trunfo que favorece o sucesso da gestão e estimula a adesão dos colaboradores nos projectos e metas propostos.




“A equipa também descobriu que os cavalos têm padrões semelhantes aos que os seres humanos apresentam quando estão no modo coerente e incoerente de estados emocionais. O coração de um cavalo é cinco vezes maior que um ser humano assim a possibilidade de arrastamento não existe - porém, os resultados não mostraram sincronia mútua. Curiosamente, Gehrke e HeartMath observaram que os cavalos parecem viver num estado mais coerente a maior parte do tempo e os seres humanos tendem a viver em estados mais incoerentes.”

Mas o que é felicidade, excepto a simples harmonia entre o homem e a vida que ele leva? – Albert Camus

Sem comentários:

Enviar um comentário