segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Eu credito

A arte de explorar

Quando damos grande importância à manutenção e melhoria das linhas de produção existentes de serviços, facilmente deixamos por fazer um outro trabalho.
Explorar novas oportunidades, criar novos produtos ou serviços.

A equipa tem de se preocupar em alocar recursos e tempo para explorar. As ferramentas existentes na Web 2.0 são uma excelente mais-valia que importa aproveitar. Conhecer o que existe e conhecer quem vai querer o quê.

É certo que também pode existir um Oceano azul, mas para isso a equipa e a organização tem de recrutar entre os seus colaboradores as várias competências e tempos que permitem explorar as opções possíveis.

As equipas necessitam de tempo para se dedicarem à exploração, sem estarem absorvidos pelas exigências de manutenção ou resolução de pequenos problemas. Resulta na necessidade de envolvimento de equipas específicas para o efeito. Explorar novas oportunidades e moldar produtos e serviços ou negócios.


“A exploração é um comportamento cognitivo simples que permite que um animal se familiarize com as novas condições do meio ambiente. Para os cavalos os objectos são abordados, inspeccionados e, em seguida, afastam-se. Esta acção é geralmente repetida, mas com frequência reduzida. Os factores ambientais mais complexos tendem a estimular a maior actividade exploratória. Se os mamíferos são impedidos para a exploração por longos períodos, o seu comportamento pode se tornar anormal.”

Sabemos que a paixão é um forte sentimento ou emoção - algo que desejamos intensamente. Como uma atitude essencial nas organizações, a paixão é a energia mental e emocional que dá cor, alegria e divertimento a qualquer membro da equipa e a qualquer hora.

Os líderes precisam de paixão para impulsionar a equipa através dos muitos desafios que podem surgir. A paixão pela exploração mesmo em condições adversas permite obter resultados surpreendentes.

São a persistência, determinação e perseverança no trabalho e na equipa que os vão manter coesos ao atravessar tempos difíceis.



“Até a estação do ano pode ter uma influência sobre o comportamento de um cavalo, onde as condições meteorológicas prevalecentes parece afectar a forma como ele ou ela se sente. Por exemplo, alguns cavalos abominam molhar-se. Estes são os únicos que parecem tentar manter-se cobertos enquanto são montados durante a condução à chuva, mas só conseguem mostrar os mais miseráveis dos rostos, com orelhas fixadas para trás e os lábios franzidos. Entretanto há aqueles que acham os dias ventosos particularmente estimulantes, no mais puro sentido da palavra, já que a rápida passagem de ar envia uma cascata de odores em suas narinas, enquanto as folhas voam e os detritos fornecem juncos de movimento e barulho.”

"Nisso eu acredito: Que a livre, mente exploradora do indivíduo humano é a coisa mais valiosa do mundo. E por isto eu lutaria: a liberdade da mente para tomar qualquer direcção que desejar, sem direcção. E por isso, que eu devo lutar, contra: qualquer ideia, religião, ou governo que limite ou destrua o indivíduo." – John Steinbeck

Sem comentários:

Enviar um comentário