quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Quando algo não vai bem


A normalidade e os desvios

As expectativas de sucesso pareciam ter fundamento e no entanto surgiram desvios. O ambiente, na equipa, ficou alterado e é preciso conhecer as causas.

A origem provável está:

• A motivação está muito baixa.
• Já não existe foco.
• Os colaboradores são reactivos e não pró-activos.
• Há desentendimentos com a comunicação.
• Aumentaram os conflitos pessoais
• Os colaboradores não sentem suporte.
• A equipa não deseja autonomia e só resolve os problemas com a intervenção do líder.

É a altura de o líder se munir de todas as suas competências e definir as prioridades de intervenção.

Os membros de uma equipa não conseguem resultados sem motivação e sem a clarificação do seu papel. Diagnosticar as necessidades não satisfeitas e mostrar os caminhos são pontos-chave nestes momentos.

A rotina provoca estados de apatia e de falta de acuidade na identificação de problemas.

“Além de um padrão normal de comportamento de manutenção, o comportamento normal de equinos inclui a capacidade de resposta adequada aos estímulos ambientais. Por outras palavras, o cavalo nos estábulos é normalmente interessado e reactivo aos eventos tais como alimentação, luzes acesas ou apagadas, à circulação de pessoas ou animais, e distúrbios no celeiro. Os cavalos tendem a acostumar-se a uma ampla gama de ruídos de rotina e actividades, mas continuam a ser perturbados pelo romance ou eventos abruptos. Também, como com os padrões de comportamento em geral, existe uma ampla gama de respostas que é considerado normal, reflectindo a ampla gama de temperamento e experiências entre os cavalos individualmente.”

Há algumas lições que devemos reter quando detectamos desvios no alcance de objectivos definidos, para que se possam evitar erros futuros.

Muitas vezes os projectos, em que estamos envolvidos, têm um mau início com o planeamento. A tendência para a facilitação no cálculo de risco, optimismo, pode provocar, à posterior, conflitos entre os participantes.

A falta de controlo do processo induz a falta de segurança e consequentemente a desmotivação. Resulta ainda na ausência de informação e as ideias não são discutidas exaustivamente. É necessário focar os pontos críticos e criar medidas de resolução de problemas
Quando as tarefas não são concluídas a tempo por falta de participação de todos os membros, uns por expressaram frustração entre os membros da equipa, outros por estarem sujeitos à dominação da equipa por um ou dois membros, importa reconhecer e responsabilizar individualmente os membros da equipa.


“Os cavalos são animais muito sociais, e na medida do possível interagem socialmente com os companheiros estáveis. Isso inclui atenção e resposta às acções dos vizinhos. Inclui acções auditivas, visuais, olfactivas e comunicação táctil na medida do possível. É usual, para a maioria dos cavalos no estábulo, seguirem um padrão semelhante de comportamento diário, assim como para realizarem comportamentos particulares simultaneamente. Ou seja, quando um cavalo se deita para descansar ou se levanta novamente para continuar a comer feno, geralmente os moradores estarão a fazer o mesmo. Isso, às vezes, é simplesmente a resposta que a maioria dos cavalos tem para responder simultaneamente e de forma independente para um evento ambiental que evoca o comportamento. Também pode ser o resultado de arrastamento para a rotina de gestão.”

“Gastamos tanto do nosso tempo em preparação, outro tanto na rotina, e muito, em retrospectiva, que o montante do génio de cada um está confinado a umas poucas horas.” - Ralph Waldo Emersom

Sem comentários:

Enviar um comentário