quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Na linha da meta!

Até ao fim!
Os líderes de nível superior recusam-se a perder. Com um apetite insaciável para a realização e resultados, enquanto puderem reestruturar ou mudar de direcção, nunca perdem de vista o fim do jogo.

Para atingir com sucesso o final de um projecto a actividade de um líder deve ser acompanhada de alguns princípios:
1. Determinação. O líder deve estar determinado a terminar o que começou. Projectos inacabados e promessas são os sinais de que um líder não foi persistente. Até terminar o líder usa toda a sua energia.

2. Manter a motivação. Quando um líder tem fraca motivação entra em stress devido à decepção e à frustração por não realizar o que precisa de ser cumprido para ter sucesso.

3. Perseguir os seus objectivos. O líder desenvolve a liderança ao seguir cada etapa da acção para chegar à conclusão. Um líder realiza os objectivos que definiu para si mesmo.

4. Pico da Performance. Desempenho medíocre dificulta a persistência. O líder trabalha sempre com rendimento máximo.

5. Viver o sonho. Falta de persistência rouba a possibilidade de viver os sonhos.



"Os sucessos especiais de alguns cavalos, de acordo com as normas europeias, são considerados verdadeiras realizações, enquanto, para os beduínos estes era normais e vistos como eventos quotidianos. O General Daumas descreve-os como um evento. A história foi confirmada por algumas testemunhas. Um beduíno mandou seu filho montar sua égua à Argélia para salvá-la dos turcos. A criança andou sozinha de noite, com apenas .. uma hora para descanso, durante o descanso a criança estava dormindo, enquanto que a égua estava comendo as folhas das palmeiras. A paragem seguinte foi só para o cavalo beber um pouco de água. A égua teve a primeira refeição de verdade quando eles chegaram ao seu destino em Leghhouat, 80 "leagues" (km 384) até então. Os dois realizaram todo o percurso em 24 horas, e o rapaz disse que, se necessário, poderiam ter andado todo o caminho para Ghardai, que é de 45 “leagues”, mais 216 quilómetros."


Um líder de nível superior para atingir os seus objectivos tem de gerir a mudança e os conflitos dela resultantes.
Quem aspira a agente de mudança, e não pode contar uma história convincente, é deixado com um sonho que nunca se torna realidade e com uma erosão da confiança e do apoio necessários a um líder. Mas para tornar o sonho realidade, aos contadores de histórias de sucesso, não basta dizer, têm de mostrar.

Estas competências são acompanhadas de uma paixão para o objectivo final, aliada à capacidade de sustentar uma maratona com os desafios e contrariedades inerentes aos momentos escuros dos trajectos.


"General Daumas nos dá informações sobre as corridas entre os europeus e os beduínos. Os beduínos ficaram surpreendidos quando souberam que os cavalos europeus precisavam de seis semanas para se preparar para as corridas. Os seus cavalos, estavam sempre pronto para as corridas. Os beduínos ficaram ainda mais surpresos quando eles perceberam que os europeus queriam apenas cinco quilómetros de corrida, porque as suas corridas duravam três dias. Depois de chegaram a acordo sobre o termo e do comprimento da pista, os beduínos com seus cavalos ganharam facilmente."


Superar a ideologia do conforto e a tirania do hábito conduz ao sucesso.




Sem comentários:

Enviar um comentário