segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

As viagens e o futuro

Os líderes viajam ao longo do tempo

Um líder de nível superior sente necessidade de estar preparado para qualquer tipo de viagem ao longo da sua actividade. Ele sabe que a condução da equipa deve ser preparada com cuidado para evitar acidentes nos trajectos desconhecidos. O inesperado é isso mesmo.

O líder controla a história da sua vida como forma de assegurar a sua tranquilidade e a dos membros da equipa. Está preparado para a mudança e conhece os desafios da inovação.

Ao construir e desenvolver uma equipa de sucesso, o líder facilmente excede as expectativas. Surpreende até os próprios pares e a organização com a iniciativa e a capacidade de resolução de problemas. A equipa bem liderada ouve as queixas, define os problemas e apresenta as soluções.

Para garantir a competitividade da organização, o líder assume riscos e motiva a equipa para a concretização dos objectivos. Mantém um espírito de sustentabilidade mas sabe que a acomodação ou manutenção da zona de conforta tem prazo de validade.




“ Os cavalos também podem perder o equilíbrio, por isso os pilotos de aviões de carga, usam toda a extensão da pista para fazer a descolagem e aterragem, o mais suave possível. Até mesmo os controladores de tráfego aéreo se envolvem. "Nós fazemos uma curva muito lenta", disse ele, "para deixar o cavalo antecipar o movimento".
A viagem do cavalo começa num armazém perto do aeroporto, onde é carregado num recipiente que se assemelha a um reboque padrão de cavalo. O animal é levado para a pista e içado na barriga do avião. Para além de botas de espuma de protecção e, ocasionalmente, aquecedores de orelha para bloquear o ruído do motor, o cavalo tem uma experiência semelhante a entrar num reboque.”
- nytimes.com

O líder comunica abertamente e procura clarificar mensagens. As imagens são um instrumento precioso para o líder, porque ele sabe que, quer os projectos, quer os resultados devem ser discutidos e as apresentações em imagem são um factor catalisador e dinamizador.
Um líder não retrocede. Encara o fracasso como uma resolução no tempo e imediatamente projecta o futuro com propostas inovadoras e gratificantes para os membros da equipa.

“Quando se trata de futuro, existem três tipos de pessoas: aquelas que deixam acontecer, aqueles que fazem acontecer e aquelas que querem saber o que aconteceu.” – John M. Richardson Jr.

Sem comentários:

Enviar um comentário