sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Líder e o Coach

O líder alimenta o trabalho da equipa

Os líderes trabalham para entender os pontos fortes e competências de cada membro da equipa e procuram maneiras de os ajudar a crescer e se desenvolverem enquanto indivíduos e enquanto grupo.

Espera-se de um líder muita conversação.

Ao ver um líder discutir com os membros da equipa o que constatamos é o que o líder diz o que espera fazer e alcançar, e em seguida, fala como construir e moldar o trabalho que lhes é dado para satisfazer essas necessidades.

O líder utiliza pensamentos cuidadosos em direcção a quem tem determinada atribuição. Pode não ser quem é o melhor para o a tarefa, mas quem vai crescer com ela.

O líder pode, por vezes, ser bastante desafiador. Não se trata de ser agradável, mas de alimentar os recursos para atingir os objectivos acordados, mantendo a harmonia.


“Apesar do seu tamanho, os cavalos têm um delicado sistema digestivo. Eles são animais de pasto com estômagos pequenos concebidos para processar pequenas quantidades de alimentos quase que continuamente. Quando se limitam os cavalos, e os alimentamos com quantidades relativamente grandes de acordo com nossas programações, temos que ter muito cuidado com o que e como os alimentamos. A quantidade de comida que seu cavalo necessita varia de acordo com a actividade, idade, raça, clima, qualidade da alimentação, qualidade de moradia, estado dos dentes, etc.” -
http://www.acreageequines.com

A atitude desafiadora de um líder pode levar ao desenvolvimento dos membros talentosos e capazes cujas ambições e competências não se alinham com as da empresa, mas pode também criar um ambiente agradável de trabalho que favoreça o desenvolvimento das necessidades individuais.

Se um líder está apenas construindo a equipa com base nas aspirações dos membros, individualmente, e não nas necessidades da organização, o líder estará a formar os membros, mas não a colocá-los onde ele precisa que estejam, alinhados com a organização.

Os membros de uma equipa, com características de curiosidade, e que tem um líder com características de treinador, devem estar conscientes de que feedback não é fácil de obter e devem procurar a harmonia entre as suas necessidades de informação e a capacidade do líder para as alimentar.


“O alimento mais natural para cavalos é a pastagem de boa qualidade. A maioria dos cavalos maduros de passeio e que fazem trabalhos leves, ficarão bem em campo sozinhos se tiverem pasto suficiente. No entanto, os cavalos são herbívoros selectivos e precisam de uma grande área para atender às suas necessidades nutricionais. Só porque o campo é verde, não significa que ele contém pasto suficiente para um cavalo, e dependendo de onde mora, uma grande parte do ano a pastagem não está disponível.” -
http://www.acreageequines.com

Um líder treinador coloca o desenvolvimento dos indivíduos no centro do desempenho da equipa de sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário