quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Liderar com suavidade

As rédeas do poder

Cada vez mais empresas em todo o mundo reconhecem que, para obter uma vantagem competitiva, precisam de saber como lidar com os colaboradores no trabalho e como estes relacionam uns com os outros e com os seus clientes e colegas.
Empatia e optimismo juntos com auto-consciência para saber o que o que se passa à sua volta, são competências essenciais de todos os membros de uma organização que quer ter sucesso. São questões de Inteligência Emocional (IE).

O líder faz:

Um líder deve ter visão (uma imagem do que produz paixão). É a ferramenta indispensável - Visionário.

Cria trabalho através dos outros. A visão de um líder de visão não pode se alcançada sem a ajuda de uma equipa. - Construtor

Um líder deve estar disposto e capaz de negociar grandes mudanças dentro da organização. - Agente de mudança

O líder é responsável pela garantia de que a visão é realizada. - Executante

Um líder é responsável pela comunicação em toda a organização. -Comunicador

Um líder forte puxa em vez de empurrar; trabalha por inspiração e não por encomenda – Inspirador



“As rédeas são feitas de couro, o couro melhor é castanho-avermelhado e são geralmente “marrom”, não importa se o chicote de fios é preto ou “marrom”.
Para mantê-los confortáveis e bastante seguros, devem ter uma certa largura dependendo do tamanho individual da mão do condutor. Refere-se que por exemplo mulheres preferem uma largura de cerca de 22 mm, os homens uma largura de 25 mm. A espessura é cerca de 13 - 19 mm. A média do comprimento para cavalos simples é de cerca de 4 m, para equipes de quatro ou de um conjunto em torno de 7,2 m.
Elas têm que ser suficientemente longas, mas não muito longas, porque os pés do condutor poderiam ser capturados por elas. Se elas são demasiado curtas elas poderiam ser arrancadas da mão.
Se elas são demasiado amplas, tornam-se desconfortáveis para segurar, as mais estreitas são fáceis de escorregar de lado, se o cavalo as puxar e se ficarem molhadas.
É essencial, para mantê-las numa condição maleável que você pode segura-las confortavelmente e que você seja capaz de dar delicados e leves "comandos" através deles para seu cavalo.”
-
discover-horse-carriage-driving.com

O líder é:

Um líder deve crescer continuamente e desenvolver-se como pessoa – Aprendiz toda a vida

Cada pessoa é única no seu "interior". Um líder eficaz sabe isso e vive uma vida autêntica. – Subscritor

Um líder é consciente e sabe como responder apropriadamente ao mundo emocional. - Emocionalmente inteligente

Um líder é responsável por ver (a ética e a moral) e possuir os principais traços de carácter que são essenciais para a liderança. Optimismo, determinação, iniciativa e coragem. - Carismático

Um líder deve saber como relacionar-se com os outros de forma produtiva e saudável. Relacionalmente competente

O líder sabe ler e responder de acordo com o contexto relacional em que trocas ocorrem. – Socialmente inteligente


Para ajudar as organizações através de transições e mudanças é necessário uma capacidade de liderança "suave", com confiança, empatia e compaixão genuína para com os membros da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário