sábado, 30 de janeiro de 2010

À procura de talentos?

A cada um, o seu papel!

"Nós somos um animal de carga. Desde os primeiros tempos, temos utilizado a força do grupo para superar a fraqueza do indivíduo. O que se aplica tanto, a empresas como, à prática do desporto. " – Tracey Edwards (skipper)

Existem muitos paralelos entre o desporto e os negócios.

Para os líderes das equipas, trata-se de abordar a motivação e sustentar o esforço do grupo, com base na definição de objectivos. Um líder, tem que entender que, às vezes, têm que ouvir, outras vezes têm que conduzir, não perdendo nunca a sua auto-motivação.


“Há muito tempo atrás havia carruagens, não havia carros. Já em 1600 AC, os cavalos de guerra foram atreladas a esses veículos de duas rodas em partes da Síria e da Turquia.
Os veículos puxados por cavalos permaneceram uma parte essencial da vida, até meados do século passado, com seu apogeu europeu, a ocorrer, desde o início do século XVII ao XX.
Embora a maioria das raças de equinos possam puxar um veículo, certas estirpes tornara-se famosas pelas suas habilidades "entre os traços." Os cavalos encorpados de tracção, como os belgas, Percherons e Clydesdales, tornaram-se os musculosos do mundo da estrada, transportando as cargas mais pesadas, num ritmo lento, mas seguro. Do outro lado do espectro foram mais leves, as raças mais rápidas, como o robusto Cleveland Bays, os passos altos Hackneys e a rápida Standardbreds. Estes animais puxaram veículos de passageiros com animação e estilo. Por último, mas não menos importante, foram os fieis póneis e mulas que transportaram muitas famílias para a igreja.”
www.equisearch.com/

As equipas de sucesso, representam sempre, enquanto equipa, um valor para a organização, superior à soma do valor de cada elemento.

Qualquer organização quer ter a equipa de sonho e participar na liga principal.


Muitas recorrem à selecção dos melhores talentos para atingirem os resultados ambicionados, chegando por vezes a criar reservas para prevenir falhas.

Nem sempre um conjunto de melhores talentos funciona bem. A diversidade pode ajudar a vencer as atitudes individualistas e mal direccionadas de alguns membros da equipa. O mistério da grande força de uma equipa está, muitas vezes, na pequena prestação de um membro que fez funcionar a ignição. O suficiente para todo a força da equipa se desenvolver.

Numa equipa, todos os membros têm um papel a desempenhar. Quando a orquestra é bem conduzida, o público, no final, levanta-se e aplaude demoradamente. É hora de celebrar o sucesso!

Sem comentários:

Enviar um comentário