sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Os gestos de um líder

A linguagem não verbal de um líder

A linguagem tem duas componentes no processo de comunicação, a verbal e a não verbal, que importa abordar para uma melhor recepção das mensagens.

A linguagem corporal, ou não verbal, assume particular importância pelo seu peso, no significado e contextualização do que percebemos.

As expressões faciais como, um sorriso, franzir a testa, ar desconfiado ou um bocejo, mostram a forma como se transmite ou recebe informação.

Uma característica importante da comunicação social é o contacto visual que, pode transmitir emoção, ou o sinal de falar ou de chegada, ou ainda aversão. A frequência de contacto pode sugerir qualquer interesse ou desinteresse.

Os gestos são um dos mais frequentes, mas menos entendidos sinais, como é o caso dos movimentos das mãos.

Saber como colocar as mãos é um desafio constante e avassalador. Basta reflectir sobre isso.

“Os cavalos são animais muito inteligentes, que podem se comunicar entre si por vários sinais de linguagem corporal.

Orelhas Fixas: Quando alguma coisa torna um cavalo bravo, ele cola as orelhas para o plano de trás, contra sua cabeça. Quando os cavalos estão numa manada, o cavalo alfa faz isso, para dar sinal ao outro cavalo para recuar, se ele estiver muito próximo. Além disso, quando anda a cavalo ou a trabalhar com seu cavalo, ele pode empinar as orelhas para trás, se lhe pedir para fazer algo que ele não quer fazer.
Orelhas Inclinadas: ... Às vezes, o cavalo tem uma inclinação da orelha para trás, enquanto a outra está para a frente. Ou pode inclinar para trás uma orelha, em seguida, mudar e inclinar a outra orelha para trás. Isto significa que cavalo está ouvindo o que se passa atrás dele. Este é um bom sinal quando você está montando seu cavalo. Se ele se inclina suas orelhas para trás, o que significa que ele está prestando atenção, e à sua espera para lhe dizer o que fazer.
Orelhas para a frente: Quando um cavalo tem as orelhas para a frente pode significar duas coisas. Muitas pessoas dizem que um cavalo que tem orelhas para a frente está com um modo amigável. No entanto, na maioria das vezes, quando as orelhas de um cavalo se animou para a frente é um sinal de perigo...”
www.associatedcontent.com/

Podemos reflectir ainda sobre os movimentos mais amplos, sejam estáticos ou dinâmicos, eles são comunicação.

Nos movimentos dinâmicos, como é o caso dos movimentos para a frente e para trás, o que significa para nós, estender uma mão para a frente durante uma entrevista ou ter tendência para se inclinar para a frente?

Nos movimentos verticais, como um aperto de mão, se chamamos a nós próprios o controlo desse movimento estamos a vender bem a nossa imagem.

Quando utilizamos movimentos laterais e ocupamos, uma grande quantidade de espaço ao falar, movendo os braços, somos um bom informador e um bom ouvinte.

Falar e complementar gestualmente ou com expressões faciais permite uma melhor compreensão por parte do interlocutor.

3 comentários:

  1. Este blog deveria ter muitos comentários, faltará publicidade? Quem gosta de cavalos devia passar por aqui todos os dias! É muito interessante.
    Acho sinceramente que tens material para escrever um livro. Se a capa fosse boa, e fizesse as pessoas dar uma espreitadela, o livro seria um sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Pedro! Divulga pelos teus contactos, se gostas!

    ResponderEliminar
  3. Nossa adorei essa materia ,gostaria de usar como trabalho na faculdade,sinais verbais e não verbais,o que vc acha ,tem alguam ideia ótima como essa que eu possa usar?Muito bom mesmo.marcelc.pires@gmail.com

    ResponderEliminar